prevenção

Confira dicas e testes para combater a hipertensão arterial

A doença é uma assassina silenciosa e pode levar a complicações graves como AVC, infarto e insuficiência renal crônica.

O renomado cardiologista da Natus Lumine Maternidade e Hospital Dr. Benedito Buhatem participou da ação de conscientização e combate da Hipertensão Arterial. (Foto: Divulgação)

Uma ação de conscientização, saúde e prevenção foi realizada pelo time da Cardiologia da Natus Lumine Maternidade e Hospital em sua sede no Olho D´Água. O evento marcou o Dia Mundial de Combate e Prevenção da Hipertensão Arterial e serviu para conscientizar pacientes e colaboradores sobre os perigos da doença.

Foram realizadas aferições de glicemia e da pressão arterial, além de distribuição de panfleto com dicas médicas de como levar uma vida saudável e com “Mais Cuidado e Menos Tensão”. O renomado cardiologista Dr. Benedito Buhatem, que integra o time de cardiologistas da Natus Lumine, participou da ação e foi taxativo em seu alerta:

“A hipertensão arterial (pressão alta) é uma doença que não tem cura, somente tratamento. Trata-se de uma assassina silenciosa; pois se instala aos poucos e sem sintomas iniciais. E se não detectada e controlada, pode levar a complicações graves como AVC; infarto; e insuficiência renal crônica obrigando o paciente à hemodiálise. Entre os fatores de risco da doença estão o sedentário, obesidade, stress, insônia e má alimentação” destacou o cardiologista.

A Ger. de Enfermagem Vanessa Rodrigues e a Enfermeira Luciana Leite com o time que realizou a ação preventiva de aferições na Natus Lumine Maternidade e Hospital.. (Foto: Divulgação)

A enfermeira da Natus Lumine Luciana Leite lembrou que os hábitos saudáveis são grandes aliados para combater essa doença e podem estar entre os segredos para prevenir a hipertensão arterial. Veja a lista:

  • Alimentar-se de forma saudável;
  • Praticar atividades físicas;
  • Beber pelo menos 2litros de água por dia;;
  • Dormir bem e cuidar da saúde mental
  • Reduzir a ingestão de sal e de produtos industrializados com alto teor de sódio;
  • Evitar o tabaco e
  • Consumir álcool de forma moderada e apenas socialmente

Ação aprovada

A mãe Danacarliele, de 29 anos, estava acompanhada do marido e de seu bebê. Ela aproveitou para participar e aprovou ação.

Danacarliele, cliente da Natus Lumine Maternidade e Hospital, levou seu bebê para consultar e aproveitou para participar da ação de prevenção. (Foto: Divulgação)

“Achei muito legal poder fazer essas medições aqui na Natus Lumine gratuitamente. Cuidar da saúde é sempre muito importante, e precisamos aproveitar essas oportunidades de prevenção” disse ela que aproveitou para medir a pressão arterial e fazer o teste de glicemia.

Reunidos na ação de saúde e prevenção na Natus Lumine Maternidade e Hospital: O novo Diretor Executivo da Natus Lumine Tiago Fortes; a Dir. Médica Dra. Sílvia Mochel; a Coord. da Clínica Mônica Moura e a Ger. de Enfermagem Vanessa Rodrigues. (Foto: Divulgação)
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias