A história de Santo Expedito, o beato das causas urgentes
Santo Expedito é invocado diante de problemas urgentes, como problemas no trabalho, família e em casos de juízo.
Nesta quarta-feira, 19 de abril, diversas igrejas católicas ao redor do mundo comemoram o Dia de Santo Expedito, conhecido como o santo das causas urgentes. Padroeiro dos estudantes, militares e viajantes, a história do santo católico é envolta em lendas e tradições que perduram há séculos.
De acordo com a tradição católica, Santo Expedito foi um oficial do exército romano que se converteu ao cristianismo. Durante sua conversão, o maligno tentou impedi-lo, mas o santo imediatamente esmagou o corvo tentador, dizendo: “Hodie, hodie, hodie!”, que significa “hoje, hoje, hoje”. “Nós não vamos deixar nada para amanhã, a partir de hoje serei cristão”, acrescentou. No final, morreu como um mártir valente.
O santo é retratado como um soldado com uma cruz na qual está escrito “hodie” (hoje) e a folha de palmeira, simbolizando o martírio. Em seus pés, aparece um corvo com a palavra “cras” (manhã).
Santo das causas urgentes
Além de ser protetor dos jovens, estudantes e enfermos, Santo Expedito é invocado diante de problemas urgentes, como problemas no trabalho, família e em casos de juízo. Sua fama surgiu pela forma como ele conseguiu manter a disciplina dos soldados, apesar de, na época, levar uma vida rodeada de luxo e prazeres.
Para pedir a intercessão de Santo Expedito em momentos difíceis, existem diversas orações. Uma delas diz assim:
“Meu santo Expedito das causas justas e urgentes, interceda por mim junto ao nosso Senhor Jesus Cristo, socorra-me nesta hora de aflição e desespero. Vós que sois o santo dos desesperados, Vós que sois o santo das causas urgentes, proteja-me, ajuda-me, dai-me força, coragem e serenidade. Atenda ao meu pedido.”
De acordo com a tradição, se você precisa de uma ajuda para agora, pode pedir a intercessão do santo das causas urgentes para resolver seu caso.
* Com informações da Tribuna de Minas, com ChatGPT