Boi de Nina Rodrigues completa 33 anos história
O Boi de Nina Rodrigues já contou com colaborações de artistas maranhenses.
Criado por Concita Braga em 28 de março de 1990, o grupo vem, ao longo de três décadas, desenvolvendo junto ao povo maranhense o resgate cultural através da música, poesia e da arte, na perspectiva de não deixar morrer a história e a cultura popular.
São 5 vinis e 22 CDs, além de ter entrado para as plataformas digitais de stream musical com músicas inéditas. O Boi de Nina Rodrigues já contou com colaborações de artistas maranhenses para participar na produção musical de seus discos, dentre eles estão: Josias Sobrinho, César Nascimento, Mano Borges, Papete, Rogeryo du Maranhão, Djalma Chaves, Beto Pereira e o já saudosos, Papete e Humberto de Maracanã, entre outros.
O grupo é conhecido como pioneiro na introdução de novos instrumentos não utilizados até então no sotaque de orquestra, sem perder, no entanto, suas raízes preservando suas características regionais.
Entre os personagens do sotaque estão os vaqueiros campeadores, vaqueiros de fita, índias e índios e o boizinho. Além da irreverencia dos donos da festa, Pai Francisco e Mãe Catirina.
Ao longo de sua história o Nina recebeu convites para festivais e apresentações em todo Brasil, com destaque para: participação no festival do Folclore da Estância Turística de Olímpia – SP, em 2019; composição de ala na escola de samba Beija-Flor de Nilópolis – RJ, em 2012; e a gravação do São João do Nordeste com a rede Record ocorrida no ano de 2012 na Praça Maria Aragão com transmissão pra todo o país e demais filiais no exterior.
Segundo Concita Braga, o festejo de aniversário já começa com os ensaios nos bairros e alguns lugares privados de São Luís, a partir desse mês de abril:
“Vamos nos apresentar na feirinha de São Luís, dia 02 de abril dando largada em nossas comemorações”, afirmou.