Medida

Anvisa proíbe venda de todas as pomadas modeladoras de tranças de cabelo

A medida abrange todos os tipos e todas as marcas que têm essa função estética.

Fachada do edifício sede da Agência Nacional de Vigilância Sanitária. (Foto: Reprodução)

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a venda de pomadas para trançar e modelar o cabelo. A medida, publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira (10), abrange todos os tipos e todas as marcas que têm essa função estética. 

A autarquia justifica que a proibição ocorre em meio ao aumento de casos de “efeitos indesejáveis graves associados ao uso desse tipo de produto”. Pessoas que utilizaram pomadas de trança e modelagem do cabelos relataram consequências como cegueira temporária, irritação e queimadura nos olhos.

“Segundo as informações disponíveis, os eventos ocorreram, principalmente, com pessoas que tomaram banhos de mar, piscina, ou mesmo de chuva após terem feito uso dos produtos”, afirmou a agência.

A determinação desta sexta não decidiu pelo recolhimento do produto dos mercados. No entanto, pomadas modeladoras de cabelo devem ficar separadas da prateleira, não sendo expostas ao consumo ou uso. A Anvisa ressalta que as pomadas compradas antes da proibição não sejam utilizadas por consumidores e salões de beleza.

A discussão sobre a venda de pomadas de cabelo e a agência reguladora ocorre desde o dia 16 de janeiro. Àquela data, a Anvisa cancelou a regularização de oito pomadas modeladoras para o cabelo por não cumprimento das normas sanitárias vigentes.

Em sua resolução, a Anvisa publicou uma série de orientação aos consumidores. Confira:

Consumidores

  • Não usar ou comprar esses produtos;
  • Se usou recentemente, lavar os cabelos com cuidado, inclinando a cabeça para trás, para que o produto não entre em contato com os olhos;
  • Em caso de contato com os olhos, lavar imediatamente com água em abundância;
  • Em caso de efeito indesejado, notificar o caso à Anvisa pela internet.

Profissionais, salões e comércio

  • Não usar os produtos em nenhum cliente;
  • Não vender os produtos enquanto a medida estiver em vigor;
  • O produto deve ficar separado e não deve ser exposto ao consumo ou uso.

Acompanhe e siga nossas redes sociais:
InstagramTwitter Facebook, além de compartilhar e comentar. Denúnciavídeosfotos sugestões: Mande no Whatsapp – (98) 99144-5641

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias