Quem passará a faixa presidencial a Lula?
Desde a implementação da Constituição Federal de 1988, apenas dois presidentes concluíram o mandato e passaram a faixa presidencial para um sucessor eleito.
Com Jair Bolsonaro (PL) fora do país, o responsável pela passagem da faixa presidencial, feita tradicionalmente pelo antecessor do presidente eleito, ao presidente eleito Luiz inácio Lula da Silva (PT), ainda não foi revelado.
Contudo, no início da tarde deste domingo (1º/1), poucas horas antes do petista subir a rampa do Palácio do Planalto, o líder do Partido dos Trabalhadores Reginaldo Lopes deu pistas sobre quem levará o artefato até o chefe do Executivo.
“O que eu estou acompanhando é que será uma criança indígena, dos povos originários, ou uma criança negra”, comentou o deputado federal aos jornalistas presentes na cobertura da posse.
Apesar de não confirmar a informação, Reginaldo garante que o responsável pelo ato representará os grupos que elegeram Lula, como pessoas negras e mulheres.
“Não sei se vai se confirmar. Mas o importante é que o povo brasileiro, as pessoas mais simples, os negros, as mulheres, as periferias, foi quem elegeu o presidente Lula. E quem for representar esse ato de levar a faixa a Lula será carregado desse simbolismo”, detalha.
Desde a implementação da Constituição Federal de 1988, apenas dois presidentes concluíram o mandato e passaram a faixa presidencial para um sucessor eleito: Fernando Henrique Cardoso, que passou a Lula; e Lula, que passou a Dilma Rousseff (PT).
Jair Bolsonaro (PL) seria o terceiro da lista, mas deixou o país rumo aos Estados Unidos na sexta-feira (30/12) e não participa do rito simbólico.
O ex-vice-presidente Hamilton Mourão (Republicanos) poderia, na ausência de Bolsonaro, passar a faixa presidencial, mas o agora senador pelo Rio Grande do Sul (RS) rejeitou o ato.
A passagem da faixa, que será acompanhado por 40 mil pessoas presentes no local, está marcada para as 16h30, quando Lula e o vice-presidente Geraldo Alckmin, já empossados, subirão a rampa do Palácio do Planalto junto às esposas, Janja Lula da Silva e Lu Alckmin.
Após desfilarem pela Esplanada no Rolls-Royce presidencial, Lula e Alckmin passam por cerimônia oficial de posse no Congresso Nacional.