Em Brasília

Manifestantes bolsonaristas furam bloqueio e invadem Congresso Nacional

Apoiadores do ex-presidente também invadiram o plenário do STF e o Palácio do Planalto.

No dia 8 de janeiro os prédios dos Três Poderes foram invadidos e depredados. (Foto: Reprodução)

Neste domingo (8), um grupo de bolsonaristas invadiu a área do Congresso Nacional, em Brasília. Segundo o presidente interino do Senado Federal, Vital do Rêgo (MDB), os manifestantes já adentraram a área do Senado Federal. 

Os manifestantes também conseguiram invadir o plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) e o Palácio do Planalto. Há registros de depredação nas sedes dos Poderes pelos manifestantes.

No local, policiais militares tentaram, de maneira frustrada, conter as invasões utilizando spray de pimenta.

A Esplanada dos Ministérios estava fechada deste sábado (7), devido os atos bolsonaristas programados para este domingo. As manifestações foram organizadas nos últimos dias por meio de grupos de apoio ao ex-presidente no WhatsApp e Telegram, com o intuito de “cercar Brasília” e “parar tudo”.

Os manifestantes saíram do acampamento em frente ao Quartel General do Exército, no Setor Militar Sul, por volta de 13h30, em direção à Esplanada, com cartazes de: “Forças Armadas, cumpra seu julgamento” e “Para libertar o Brasil do comunismo”. 

Apesar de não terem sido cadastrados junto à Secretaria de Segurança Pública, a pasta garantiu que os atos públicos seriam monitorados de maneira integrada entre as forças de segurança e outros 29 órgãos.

Via redes sociais, o Ministro da Justiça, Flávio Dino, disse que “essa absurda tentativa de impor a vontade pela força não vai prevalecer”. Ele acrescentou ter ouvido do Governo do Distrito Federal que o efetivo seria reforçado. “As forças de que dispomos estão agindo. Estou na sede do Ministério da Justiça”, twittou o ministro.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias