Lançada campanha de combate à violência e assédio contra mulheres no carnaval
A ação da Polícia Civil do Maranhão foi lançada no Estádio Castelão, nesse domingo (29).
Polícia Civil do Maranhão(PC-MA), através da Coordenação das Delegacias Especiais da Mulher do Maranhão, do Departamento de Feminicídios lançou, na noite desse domingo(29), a campanha “Carnaval Sem Assédio e Sem Violência”.
A ação também contou com apoio da Delegacia Geral da PC-MA. O objetivo é conscientizar sobre a importância do combate ao assédio sexual contra as mulheres durante as festividades do carnaval.
O local escolhido para o lançamento foi o Estádio Castelão, em São Luís, durante a abertura da partida do jogo da final do primeiro turno do Campeonato Maranhense, entre Sampaio Corrêa e Maranhão Atlético Clube.
Na ocasião, os jogadores do Sampaio Corrêa pousaram com uma faixa de conscientização para os torcedores sobre a importância do respeito à mulher, além da divulgação dos serviços de apoio e acolhimento às mulheres que forem vítimas de assédio e violência.
O ato é fruto de uma parceria entre o setor de marketing do Sampaio Corrêa e a Polícia Civil do Maranhão.
O trabalho preventivo traz um alerta de que paquerar, beijar e se divertir fazem parte da folia do Carnaval, porém é preciso respeitar a vontade das mulheres.
Em um contexto carnavalesco, ações como roubar beijos ou passar a mão no corpo alheio, sem permissão, são ações que podem ser enquadradas como crime de importunação sexual.
O lançamento da campanha contou com a participação do delegado-geral adjunto operacional da Polícia Civil do Maranhão, Lúcio Reis.
Além da coordenadora das Delegacias Especiais da Mulher, Kazumi Tanaka; da chefe do Departamento de Feminicídio, Wanda Moura e da diretora da Casa da Mulher Brasileira, Susan Lucena.