novo governo

Governo Lula adota pronome neutro “todes” em eventos oficiais

A linguagem neutra é utilizada para se referir a pessoas que não se identificam com o gênero masculino nem com o feminino.

Presidente Lula. (Foto: Reprodução/Ed Alves)

A cerimonialista da posse de Fernando Haddad como ministro da Fazenda se dirigiu ao público com “todos, todas e todes”. A linguagem neutra é utilizada para se referir a pessoas que não se identificam com o gênero masculino nem com o feminino, e demonstra um movimento de inclusão da comunidade LGBTQIAPN+ do novo governo.

A utilização do pronome neutro também ocorreu nas cerimônias dos ministérios de Direitos Humanos e da Cidadania, da Cultura, da Mulher, e das secretarias Geral da Presidência e de Relações Institucionais.

O termo “todes” também foi utilizado pela primeira-dama Rosângela Silva, a Janja, na cerimônia de transmissão de cargo da ministra da Cultura, Margareth Menezes.

O termo “todes” figurou no trending topics do Twitter esta semana, devido ao uso nas cerimônias de posse dos ministros do novo governo. Enquanto muitos criticavam o uso do termo, e utilizando a linguagem neutra para ironizar a pauta, a sinalização de inclusão foi vista como positiva pela comunidade LGBTQIAPN+.

Gregory Rodrigues, Coordenador Nacional de Comunicação da Aliança Nacional LGBTI+, afirma que é necessário compreender que todas as demandas presentes na sociedade precisam ser avaliadas para serem entendidas.

“A língua portuguesa é viva, e precisa ser inclusiva de modo a abraçar todas as pessoas. Esta atitude do novo governo, ao meu ver, busca trazer luz sobre um debate há muito silenciado, demostrando preocupação com a diversidade existente na sociedade brasileira”, afirma Gregory.

O colunista do Estado de Minas Arthur Bugre afirma que além do uso do “todes” nos eventos oficiais, também é possível outras substituições de palavras, de forma abraçar todas as pessoas por meio da comunicação. Por exemplo: “vamos nos reunir com líderes do setor” por “vamos nos reunir com lideranças do setor”.

“E espero que a linguagem neutra não seja a única ação do governo Lula voltada para a comunidade grupos LGBTQIAP+. Mas diante dos últimos 4 anos de tantos retrocessos, a adoção da linguagem neutra nas cerimônias de posse do novo governo demonstra que as demandas dessa comunidade podem voltar a avançar e traz um pouco mais de esperança”, afirma Arthur.

Acompanhe e siga nossas redes sociais:
InstagramTwitter Facebook, além de compartilhar e comentar. Denúnciavídeosfotos sugestões: Mande no Whatsapp – (98) 99144-5641

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias