Em São Luís

Exposição sobre a vida e a obra de Maria Firmina dos Reis acontece nesta sexta (5)

A exposição é aberta ao público e acontece no Museu Desembargador Lauro Berredo Martins, no Centro, às 16h.

“Exposição Maria Firmina dos Reis - 200 anos inspirando humanidades”. (Foto: Reprodução)

Mulher negra, que marcou a história do Brasil no século XIX, Maria Firmina dos Reis deixou seu legado como professora, escritora, musicista e criadora da primeira escola mista do Brasil.

Em comemoração ao bicentenário da primeira romancista negra do país, o Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) promove a “Exposição Maria Firmina dos Reis – 200 anos inspirando humanidades”.

A abertura oficial da exposição – organizada pelo Comitê da Diversidade e pelo Museu Desembargador Lauro Berredo Martins – acontecerá nesta sexta-feira (5), às 16h, no auditório do Centro Administrativo do Poder Judiciário, na rua do Egito. 

Após a solenidade, as autoridades e o público seguirão até à sede do TJMA acompanhados da Banda do Bom Menino, onde será exibido video mapping sobre Maria Firmina dos Reis, na fachada do Palácio Clóvis Bevilácqua.

SOBRE A EXPOSIÇÃO 

A exposição, com duração de três meses é aberta ao público, acontecerá no Museu Desembargador Lauro Berredo Martins (localizado no Solar dos Veras, 144, Rua do Egito, Centro).

Durante a visita, o público poderá conhecer a vida de Maria Firmina dos Reis, a partir de documentos históricos e objetos que fizeram parte de sua trajetória.

Além de ilustrações digitais exclusivas que demonstram o cotidiano e momentos importantes da biografia de Maria Firmina dos Reis.

Para visitar a exposição, os interessados e interessadas precisam agendar via e-mail museutjma@tjma.jus.br ou pelo telefone 32616160/6146 (horário de atendimento de 8h às 18h), informando nome completo e horário desejado.

Em caso de instituições/escolas, é necessário informar o nome do responsável/professor(a), disciplina,  quantidade de pessoas e horário desejado. A visitação do Museu está disponível entre 9h e 17h, com o máximo de 30 pessoas e duração da visita 1h. Obrigatório uso de máscaras.

A exposição faz parte da programação comemorativa ao Bicentenário de Maria Firmina dos Reis do Tribunal de Justiça do Maranhão, que acontecerá durante todo o ano de 2022, e seguirá de forma itinerante para escolas e outras instituições.

A comemoração dos 200 anos da escritora maranhense tem como referência a data do seu nascimento, 11 de março de 1822. 

VER COMENTÁRIOS
Esportes
Entretenimento e Cultura
Concursos e Emprego
Polícia
Mais Notícias