TÁ VALENDO

Com novas regras, campanha eleitoral na internet e nas ruas começa nesta terça-feira (16)

Candidatos poderão fazer propaganda até a véspera das eleições 2022, no dia 1º de outubro.

Campanha eleitoral na internet e nas ruas começa nesta terça-feira (16). (Foto: Caio Matos/Congresso em Foco)

A partir desta terça-feira (16), candidatos, partidos e federações políticas estão liberados para veicular a propaganda eleitoral na internet e nas ruas. Serão 46 dias para pedir o voto do eleitorado. Hoje (15) foi o último dia para o registro de candidatos aos cargos em disputa nas eleições 2022.

Até o dia 1º de outubro, um dia antes do primeiro turno, está liberada a realização de caminhadas, carreatas com carro de som, distribuição de material de campanha, comícios e compra de publicidade paga nos meios de comunicação.

Os partidos e candidatos também poderão comprar até dez anúncios de propaganda eleitoral em jornais e revistas diferentes, em datas diferentes, respeitando o espaço máximo por edição de um oitavo por página de jornal e de um quarto de página de revista.

Internet, Rádio e TV

Na internet, a propaganda eleitoral pode ser feita em sites e redes sociais, mas deve ser identificada como publicidade e exibir o nome do candidato, partido, coligação ou federação. A propaganda por meio de telemarketing também é proibida.

A propaganda eleitoral gratuita no rádio e na TV tem início no dia 26 de agosto, de acordo com regras estabelecidas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Propaganda eleitoral gratuita no rádio e na TV começa em 26 de agosto. (Foto: Reprodução)

O 1º turno ocorre no dia 2 de outubro, quando os eleitores vão às urnas para eleger o presidente da República, governadores, senadores, deputados federais, estaduais e distritais. Um eventual segundo turno para a disputa presidencial e os governos estaduais será em 30 de outubro.

Candidatos registrados

Até o momento, foram registradas, por exemplo, 12 candidaturas à Presidência da República, com os respectivos vices. Para governador, até o momento há 185 candidatos, espalhados por todas as unidades da Federação. No caso de senador, 192 se registraram.

No Maranhão, nove candidatos tiveram a candidatura registrada no Tribunal Superior Eleitoral: Carlos Brandão (PSB), Edivaldo Holanda Júnior (PSD), Enilton Rodrigues (PSOL), Frankle Costa (PCB), Hertz Dias (PSTU), Joás Moraes (Democracia Cristã), Lahesio Bonfim (PSC), Simplício Araújo (Solidariedade), Weverton Rocha (PDT).

Uma vez apresentado o registro, ele ainda deve ser julgado pela Justiça Eleitoral, que pode deferi-lo ou não, conforme o atendimento aos requisitos legais. O prazo para o julgamento de todas as candidaturas é 12 de setembro, 20 dias antes do pleito.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias