Famílias cadastradas na Tarifa Social de energia podem trocar lâmpadas gratuitamente
Cada titular poderá trocar até 5 lâmpadas antigas em funcionamento por lâmpadas de LED
Os postos de coleta do Programa E+ Reciclagem em São Luís, iniciaram esta semana uma ação gratuita de troca de lâmpadas incandescentes e fluorescentes por lâmpadas de LED para clientes cadastrados na Tarifa Social. A ação é parte do Programa de Eficiência Energética da Equatorial Energia, que tem como objetivo promover a sustentabilidade e incentivar o consumo consciente.
A substituição de lâmpadas de tecnologia obsoleta por equipamentos mais eficientes promove maior economia de energia elétrica, podendo diminuir o valor da conta de energia, além de favorecer o consumo sustentável e reduzir o desperdício. As trocas são válidas em São Luís ao longo dos meses de abril e maio. Cada cliente pode trocar até cinco lâmpadas.
Para participar da ação, basta seguir os seguintes critérios:
- Estar cadastrado na Tarifa Social Baixa Renda;
- Levar documentos (RG e CPF) e a última conta de energia;
- Levar até 05 lâmpadas incandescentes e/ou fluorescentes funcionando para realizar a troca pelas lâmpadas LED, que trarão mais economia na conta de energia.
Onde acontecem as trocas:
- Posto E+ Reciclagem do Mateus Cohab: Av. Jerônimo de Albuquerque, Nº 37 – Cohab;
- Posto E+ Reciclagem Lagoa da Jansen: Rua dos Gaviões, s/nº – Ponta D’Areia (próximo a churrascaria Passo Fundo);
- Posto E+ Reciclagem Sede da Equatorial Maranhão: Alameda A, quadra SQS, Nº 100, Loteamento Quitandinha – Altos do Calhau (na rua do Colégio Upaon Açu);
- Vila Embratel: Rua 8, próximo a delegacia;
- Campus UEMA – Cidade Operária.
Além da substituição de lâmpadas, os postos do E+ Reciclagem funcionam de segunda a sexta das 8h às 12h e das 13h às 17h; e aos sábados das 8h às 12h, recebendo resíduos como papel, plástico, metal, óleo de cozinha, eletrônicos, entre outros. O projeto já atua há mais de 10 anos no Maranhão em prol da diminuição dos impactos causados pelos resíduos sólidos expostos ao meio ambiente, promovendo ações voltadas para difundir a cultura da coleta seletiva, conscientização e preservação ambiental.
Para a supervisora do E+ Reciclagem na Equatorial Maranhão, Thaíse Hermógenes, essa simples atitude pode causar grandes benefícios.
“A utilização de lâmpadas de LED é uma forma de poupar dinheiro e preservar o meio ambiente. Esse modelo mais tecnológico tem um consumo elétrico muito menor, além de ter uma vida útil mais longa e diminuir o descarte de mercúrio, metal pesado prejudicial a natureza presente nas lâmpadas fluorescentes. Desse modo, para os clientes inscritos na Tarifa Social, além dos descontos na conta de energia, o uso de lâmpadas de LED pode gerar uma economia ainda maior e fazer a diferença no orçamento de várias famílias”, afirma Thaíse.