SUCESSÃO NOS LEÕES

PT: o “fiel da balança” das eleições no Maranhão

Lula diz que é difícil o PT apoiar candidatura do PSDB no Maranhão. Declaração mexeu com o meio político, que começou a especular saída de Brandão para o PSB.

Na foto, Gleise Hoffmann, Francimar Melo e o ex-presidente Lula. (Foto: Divulgação)

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que é pré-candidato ao Palácio do Planalto para as eleições de outubro deste ano, declarou que dificilmente o PT virá a apoiar uma candidatura do PSDB ao Governo do Maranhão. “Nós defendemos a candidatura do Flávio Dino (ao Senado). Agora, o companheiro Flávio Dino tem um candidato dele, que é vice e que é do PSDB. Ele sabe que é difícil a gente apoiar o PSDB. Nós temos a candidatura do Weverton, então eles vão ter de se acertar lá para facilitar nossa vida”, disse Lula aos jornalistas durante o Encontro Nacional do PT, em São Paulo. 

A declaração de Lula deixou bem claro o posicionamento da legenda com relação à pré-candidatura do vice-governador Carlos Brandão, que é filiado ao PSDB, e que é pré-candidato ao governo do Maranhão. Nos bastidores políticos há fortes rumores de que Carlos Brandão deve trocar o PSDB pelo PSB, mesmo partido do governador Flávio Dino. A mudança de partido não foi confirmada pela assessoria do vice-governador. E até o fechamento desta edição não comentou a declaração de Lula. 

Vale ressaltar que o governador Flávio Dino é considerado um dos importantes apoiadores da candidatura de Lula. Nos bastidores, é visto como articulador de alianças entre os partidos de centro e de centro-direita, além de socialistas para o fortalecimento do seu projeto político em 2022. Flávio Dino, que saiu do PCdoB e migrou  para o PSB é pré-candidato ao senado em 2022, e tem investido  pela de apoio de todos os partidos que compõem a sua base, como o PT, DEM, PCdoB, PSDB e Patriota, além do MDB

Em agosto do ano passado, o ex-presidente Lula que esteve no Maranhão em busca do fortalecimento de alianças para disputa presidencial em 2022, manteve diversos encontros políticos em São Luís, inclusive com o vice-governador, Carlos Brandão, com o senador Weverton Rocha (PDT). também com o ex-presidente José Sarney e a ex-governadora Roseana Sarney, ambos do MDB.

Questionado por O Imparcial sobre a fala do ex-presidente Lula, o senador Weverton Rocha, ressaltou que o PDT sempre teve uma ligação histórica com o PT.  “Eu fiquei muito feliz com o reconhecimento do presidente Lula à nossa identidade de pauta. Historicamente, sempre estivemos do mesmo lado e acredito que estaremos mais uma vez este ano, buscando solução para essa grave crise que o país passa e para trazer condições de vida melhores para os maranhenses”, afirmou Weverton Rocha.

PT discute eleições 2022 no Maranhão

O presidente estadual do PT no Maranhão, Francimar Melo, que cumpre agenda em São Paulo na capital paulista com o ex-presidente Lula e não se pronunciou com relação à declaração de que os dois candidatos da base do governador Flávio Dino, terão que se entender para que obtenham o apoio do PT. 

No encontro com Lula, Francimar Melo debateu a conjuntura política nacional e do Maranhão, ressaltando sobre a atuação do Partido dos Trabalhadores no Maranhão, e sobre as expectativas e desafios de sua gestão, principalmente, neste ano de eleições. 

Lula ressaltou que “estão sendo traçadas as estratégias de campanha para impulsionar a disputa eleitoral deste ano”, tanto no Maranhão quanto no Brasil e que para governar o Brasil precisará ampliar a bancada do PT e dos partidos do campo democrático e popular na Câmara Federal. 

A federação foi outro tema debatido na reunião, que também contou com a presença da presidenta nacional do PT, Gleise Hoffmann. Ela destacou que “o PT ainda está discutindo o assunto internamente e avaliando as movimentações necessárias para o seu fortalecimento em todo o país,  pois sabemos que devemos garantir a governabilidade do futuro governo Lula”. Essa questão está sendo discutida também com os demais partidos. 

Francimar Melo considerou a agenda positiva e afirmou que “as agendas em geral, colocaram o Maranhão no centro do debate político”,  destacou o dirigente petista. Ele ressaltou que os assuntos tratados com o ex-presidente Lula e com a presidenta Gleise serão discutidos com a direção do PT no Maranhão e a base no seu retorno ao Estado.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias