DADOS ANIMADORES

PIB do Maranhão deve crescer mais que média nacional em 2022

Levantamento de uma Consultoria Especializada apontou que riqueza produtiva maranhense deve crescer mais que estados como São Paulo e Minas.

Melhora na geração de empregos contribui para crescimento do PIB do Maranhão. (Foto: Divulgação)

O Maranhão está entre os estados brasileiros com projeção de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) acima da média nacional, segundo levantamento econômico da MB Associados/43 Consultoria. De acordo com o estudo, o PIB do Maranhão deve crescer entre 2% e 3% em 2022.

A estimativa é que a economia maranhense cresça mais que a de outros estados brasileiros, como a Bahia, São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.  “Projeção é que a economia do Maranhão siga crescendo acima da média brasileira”, disse o governador Flávio Dino, ao divulgar nesta segunda-feira (3), nas redes sociais, os números da projeção. 

“O resultado do PIB projetado para o Maranhão é maior do que o resultado esperado para o país, que é de 0,58%, conforme consta no primeiro boletim Focus de 2022, divulgado no dia 03/01/21 pelo Banco Central”, aponta a nota divulgada nesta terça (4) pelo IMESC (Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos). O Boletim de Conjuntura Econômica do instituto também projeta crescimento da economia do estado acima da nacional.

Fatores de crescimento

O IMESC citou como vetores (causas) do crescimento, o setor primário, o comércio, os serviços de transporte e a indústria de transformação – com destaque para a retomada da produção de alumínio – além dos investimentos em obras de infraestrutura.

Comércio é um dos responsáveis pela tendência de crescimento do PIB do MA. (Foto: Gilson Teixeira)

Destacam-se também a relevância das obras, de novos investimentos e a retomada da produção de alumínio do Consórcio de Alumínio do Maranhão (Alumar/Alcoa), em São Luís, que contou com R$ 400 milhões em investimentos estaduais.

“Com gestão, planejamento e eficiência, temos garantido aos maranhenses emprego e renda. Dados como esse demonstram que quando o trabalho é feito de forma séria, é possível que o Estado retome seu desenvolvimento econômico”, pontuou o secretário de Indústria e Comércio, Simplício Araújo.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias