LUTO

Morre a atriz Betty White aos 99 anos de idade

Atriz e comediante é considerada uma lenda da televisão e do cinema nos Estados Unidos, com mais de 80 anos de carreira e diversos prêmios, incluindo cinco Emmys.

crédito: JESSE GRANT/AFP

Morreu nesta sexta-feira (31) a atriz e comediante Betty White. Aos 99 anos de idade, ela estava em casa quando aconteceu, segundo fontes do site TMZ, especializado em notícias de Hollywood. A morte foi confirmada logo depois pela assessoria de imprensa da atriz. De acordo com a equipe, ela não estava doente e foi muito cuidadosa durante a pandemia.

White é uma das pioneiras da TV americana, mas já fazia sucesso desde a era do rádio. Foram centenas de aparições queridas pelo público em mais de 80 anos de carreira, sendo o mais marcante deles a protagonista Rose Nylund em Supergatas (1985 a 1992). Para os fãs brasileiros, ela é especialmente lembrada pelo papel de Bea Sigurdson em De volta aos anos 70 (1998 a 2006).

Véspera do centenário

A morte de Betty White pegou de surpresa a imprensa dos Estados Unidos e os fãs do mundo todo. Betty Marion White Ludden completaria 100 anos no próximo 17 de janeiro. Como gostava de dizer, a atriz foi batizada de Betty mesmo e não um diminutivo de Elizabeth, como costumavam pensar.

Ela se mudou ainda criança para Los Angeles, acompanhando a família durante a crise econômica de 1929. Foi lá que ela descobriu a vocação para atuar, aparecendo no programa de rádio Blondie. Mas isso só aconteceu porque Betty foi impedida de realizar seu primeiro grande sonho: ser guarda florestal, uma profissão vetada para mulheres na época.

Indicada a várias edições do Globo de Ouro e com muitas homenagens pelo conjunto da obra, a quase centenária foi cinco vezes vencedora do Emmy Awards, incluindo duas indicações por The Mary Tyler Moore Show (1970 a 1977), sitcom que também fez muito sucesso no Brasil.

O público mais jovem vai lembrar dela em uma das últimas aparições no cinema, em A proposta (2012), quando viveu a irreverente avó de Ryan Reynolds, Anne. Além de risadas, o clima de carinho durante as filmagens virou uma brincadeira entre os atores. Recentemente, Betty havia dito à revista People que Ryan não tinha superado “a coisa” que sentia por ela. O ator foi ao Twitter e brincou: “Estou farto de ver a mídia explorando relacionamentos anteriores apenas para gerar cliques”.

Nesta sexta, ele também usou as redes sociais para se despedir. “O mundo parece diferente agora. Ela era ótima em desafiar as expectativas. Ela conseguiu envelhecer muito e, de alguma forma, não o suficiente. Sentiremos sua falta, Betty. Agora você sabe o segredo”, resumiu.

Para o agente da atriz, Betty está onde gostaria neste momento. “Sentirei muita falta dela e do mundo animal que ela tanto amava. Acho que Betty nunca teve medo de morrer porque sempre quis estar com seu amadíssimo marido Allen Ludden (1917-1981). Ela acreditava que estaria com ele novamente”, declarou Jeff Witjas.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias