ELEIÇÕES 2022

Declaração de Lula causa polêmica na política maranhense

Políticos maranhenses usaram as redes sociais para repercutir a declaração do ex-presidente do Lula, que afirmou ser difícil o PT apoiar candidato do PSDB.

Ex-Presidente Lula durante reunião do PT. (Foto: Sérgio Lima/PODER 360)

A declaração do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva, afirmando que será muito difícil o PT vir a apoiar uma candidatura do PSDB ao Governo do Maranhão, repercutiu no meio político e nos veículos de imprensa no estado, abrindo diversas interpretações sobre o futuro político do vice-governador Carlos Brandão, que por enquanto está na legenda tucana.  

Lula afirmou que o PT defende a candidatura do Flávio Dino (PSB) ao Senado, mas que o mesmo que já declarou apoio a seu vice e que é do PSDB tem que resolver esse imbróglio, dando a entender que  Brandão deveria migrar para uma legenda que dialogue com ideais políticos do PT. “Ele [Flávio Dino] sabe que é difícil a gente apoiar o PSDB. Nós temos a candidatura do Weverton, então eles vão ter de se acertar lá para facilitar nossa vida”, disse Lula aos jornalistas, na última quarta-feira (19) durante o Encontro Nacional do PT, em São Paulo.

Por conta da declaração, abriu-se, também debates sobre a possível filiação de Carlos Brandão no PSB, mesmo partido do governador Flávio Dino com vistas o apoio do PT nas eleições de outubro deste ano. Entre os entusiastas desse movimento político em torno da unidade do grupo do governador Flávio Dino está o deputado estadual Duarte Jr. O parlamentar usou as redes sociais enfatizando que o vice-governador seria muito bem-vindo ao PSB.  “E aí, bora resolver?! O ex-presidente Lula não apoia candidato do PSDB. Carlos Brandao vem para o PSB  e o PT  indica o próximo vice-governador do Maranhão. Tá resolvido!”, postou o deputado estadual. 

O ex-secretário de Esportes e Lazer do Maranhão (Sedel), Marcio Jardim (PT), que integrou a base do governador Flávio Dino em seu primeiro mandato, usou as redes sociais para criticar o posicionamento do deputado Duarte Jr.  “Lastimo essa visão arcaica q trata partido como motel. Onde o politico entra por mera conveniência, fica pouco tempo, dar uma rapidinha e vai embora. Isso corrompe a democracia. Ademais, ao tratar o PT como prostituto de plantão, sempre disposto a servi-los, você ofende os petistas”, disparou Marcio Jardim.  Já o atual secretário da Sedel, Rogério Cafeteira retrucou afirmando que seria importante que Carlos Brandão fizesse parte da legenda socialista. E que o mesmo seria muito bem-vindo. “ O vice-governador Carlos Brandão seria muito bem-vindo ao PSB, se assim quisesse; seria uma grande honra e alegria tê-lo no nosso partido que é presidido pelo nosso maior líder, o governador  Flavio Dino”, ressaltou Cafeteira. 

Petistas saem em defesa de Lula 

Em entrevista a O Imparcial, o presidente do PT no Maranhão, Francimar Melo, avaliou como um equivoco de quem pensa que o ex-presidente Lula tenha declarado apoio a um dos pré-candidatos ao governo do estado. “Na verdade, o presidente Lula não declarou apoio ao Weverton e tampouco a Brandão. Ele falou em sua coletiva, na qual eu estava presente aqui em São Paulo, a respeito da organização dos partidos do campo aliado, e também da relação com o Maranhão, com as pré-candidaturas que estão hoje defendendo a sua candidatura, [Lula] pontuou também que o PSDB está fora deste arco de alianças, assim como o sabemos também do PDT. Entretanto, Weverton já havia declarado o seu apoio ao ex-presidente Lula. Então, o que ele tem expressado é esta dificuldade de aliança com o PSDB, mas não declarou apoio, assim como não disse em nenhum momento que apoiaria e sim que gostaria que o campo conduzido pelo governador Flávio Dino estivesse organizado se acertasse”, explicou Francimar Melo afirmando que Lula sinalizou de forma clara que ele estará alinhado com o governador Flávio Dino e não  descartou nome de pré- candidatos em nenhum momento, mas sim ao PSDB,  reforçando.

Francimar Melo revelou ainda que informou ao presidente Lula e  a  presidenta nacional do partido, Gleise Hoffman, que a legenda no Maranhão está recebendo a visita dos pré-candidatos. “A orientação dada pelo ex-presidente Lula é de que nós, do PT/MA, continuemos fazendo um bom diálogo, preservando as relações com os pré-candidatos do nosso campo e mantendo o alinhamento com o governador Flávio Dino”, finalizou Francimar Melo. 

O secretário de Estado de Direitos Humanos, Chico Gonçalves, nesta quinta-feira (20), classificou de “polêmica hermenêutica” a repercussão e utilização da fala de Lula nos meios políticos e imprensa no estado, sobre a disputa ao governo do Maranhão. De acordo com Chico Gonçalves,  Lula não se posicionou de forma contrária ao candidato de preferência de Flávio Dino, mas que o líder petista foi claro ao dizer: “A gente apoia Flávio Dino. E o candidato de Flávio se for num partido que dê pra gente apoiar”.  “Entrevista de Lula provoca polêmicas hermenêuticas no Maranhão. Muita calma nessa hora”, disse Chico Gonçalves nas redes sociais: “A gente apoia  Flavio Dino . E o candidato de Flavio se for num partido q dê pra gente apoiar. E tem o Weverton. Se eles se acertarem ótimo. Se não, paciência!”, replicou as palavras de Lula, Chico Gonçalves nas redes socias.

Indiferente da polêmica em torno do apoio do PT aos pré-candidatos da base do governo Flávio Dino rumo aos Leões, o  o vice-governador Carlos Brandão, cumpre agenda nesta sexta-feira (21), junto com o governador Flávio Dino nos municípios de Bacabeira e Santa Rita onde irá realizar uma série de entregas e autorizações de obras, entre as entregas está o 67º Restaurante Popular do Estado, que será inaugurado em Santa Rita.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias