Chuvas: 7 cidades maranhenses seguem em estado de emergência
Os moradores de Mirador, Grajaú, Jatobá, Paraibano, Formosa da Serra Negra, Barra do Corda e Imperatriz estão em situação crítica.
Moradores de Caxias são removidos
Além desses municípios, o alerta ontem foi para a cidade de Caxias, onde o nível do Rio Itapecuru tende a subir com a chuva intensa. Em um trabalho preventivo, algumas famílias do bairro Galeana, uma área que geralmente fica alagada durante o período chuvoso começaram a retirar seus pertences. A Defesa Civil está ofertando os caminhões e profissionais para auxiliar no transporte.
À Prefeitura de Caxias, o Major Malheiros, coordenador da Defesa Civil, informou: “A nossa cota de enchentes é de 6 metros. Nós recebemos informações que a água de Colinas e região está descendo e deve chegar com 6 metros aqui.
Nós temos alguns bairros que são ladeados por conta do rio, e claro, a água que cai na cidade ajuda para aumentar a vazão do rio. Estamos de plantão 24h irmanados para atender a população”, destaca Major Malheiros, coordenador da Defesa Civil.
No início da semana, o Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), reconheceu a situação de emergência em dez cidades da Bahia, Maranhão, Mato Grosso, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Santa Catarina afetadas por desastres naturais, dentre elas, as já citadas no início desta matéria.
Com o reconhecimento federal de situação de emergência, os municípios atingidos por desastres na turais podem solicitar recursos do MDR para atendimento à população afetada, restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de infraestruturas públicas danificadas pelos desastres.
Alerta de chuvas intensas
E os maranhenses podem se preparar, porque de acordo com o INMET vem mais chuva intensa pelos próximos dias. Ontem, o órgão publicou aviso de riscos potenciais com grau de severidade amarela, o que significa perigo potencial para várias cidades maranhenses para esses dois dias.
O aviso é de chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h) até o fim de hoje (12); com baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
No Maranhão, segundo o INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) várias cidades podem ser atingidas nas regiões Norte, Sul, Leste e Oeste. Oeste Maranhense, Leste Norte Maranhense, Sul Maranhense.
O órgão orienta que: em caso de rajadas de vento (não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda); evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).