Agentes de limpeza estão sem acordo desde 2021
Os trabalhadores que realizam a coleta de lixo retomaram as atividades ontem na capital.
Confira a cronologia das paralisações
Nova paralisação ocorreu no dia 24 e as atividades foram retomadas ontem, após intervenção da Prefeitura de São Luís. Vale ressaltar, que toda essa situação, enquanto não é resolvida definitivamente, prejudica não só os trabalhadores que exigem os seus direitos, quanto a população de São Luís que fica sem o serviço de limpeza pública em São Luís.
“A empresa vem adiando esse pagamento, a gente reúne, negocia, aí eles quebram o acordo. Aí a gente começou a fazer paralisação de advertência, depois de 3 acordos quebrados. Ontem (dia 24), a gente ia parar por tempo indeterminado, só que às 20h a empresa e a Prefeitura nos chamaram para negociar e a gente entrou nesse acordo, do pagamento para o dia 1º e o retorno dos serviços. Só que se não pagarem, o negócio vai pegar fogo”, disse Maxwell.
O presidente do Sindicato ainda assegurou que tanto a empresa quanto a Prefeitura têm responsabilidade no repasse do reajuste devido aos trabalhadores, e acredita que agora deve ser resolvido. “Porque até então a gente só estava em negociação com a contratante, desta vez a Prefeitura entrou”, completou.
A reportagem entrou em contato com a Prefeitura de São Luís para que ela se posicionasse a respeito dessa situação, mas até o fechamento desta matéria não obtivemos retorno.
Cronograma do movimento dos agentes de limpeza
6 e 7 de janeiro
Trabalhadores da empresa São Luís Engenharia Ambiental (agentes de limpeza e motoristas) paralisam atividades em São Luís em razão do não pagamento de uma diferença de três meses de salário, referente ao período de reajuste salarial concedido a categoria no ano passado.
8 de janeiro
Movimento suspenso, pois em acordo com a empresa.
24 de janeiro
Aproximadamente 1.180 trabalhadores da empresa São Luís Engenharia Ambiental, cruzam os braços novamente em São Luís por descumprimento do acordo.
25 de janeiro
Greve dos Agentes de Limpeza é suspensa em São Luís após reunião com representantes da Prefeitura de São Luís e a empresa, que se comprometeram em realizar os todos os pagamentos devidos até a próxima terça-feira (1º).