SUSTENTABILIDADE ENERGÉTICA

Primeiro Posto de veículos elétricos será inaugurado no Maranhão

Espaço funcionará como um posto de carregamento para veículos elétricos; bicicletas elétricas poderão ser experimentadas pela população.

(Foto: Divulgação)

Já imaginou se livrar dos elevados custos diários com combustível e ‘reabastecer’ o seu automóvel com uma simples recarga de energia elétrica? Esse cenário, antes comum apenas em filmes de ficção científica, hoje é realidade em vários países no mundo, incluindo o Brasil. Essa é uma tendência desde que os carros elétricos ganharam maior protagonismo no mercado automobilístico e os combustíveis de origem fóssil, como a gasolina e o diesel, se tornaram vilões no debate sobre aquecimento global.

Neste sábado (18), São Luís receberá o primeiro Eletroposto do Maranhão, numa iniciativa do Grupo Equatorial por meio do Programa de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). Localizado no Parque do Rangedor, o espaço funcionará como um posto de carregamento para veículos elétricos e uma estação de bicicletas elétricas, que estarão disponíveis gratuitamente para a população, a partir das 17 horas.

Em solenidade realizada no Palácio dos Leões, no dia 8 de junho, a empresa formalizou convênio com o Governo do Estado para instalação do Eletroposto e da estação de bicicletas elétricas. O projeto conta com o investimento de outras nove empresas do setor elétrico, com investimento total em cinco estados de aproximadamente R$ 19 milhões.

Sustentabilidade energética

O Eletroposto Sustentável que será instalado no Parque do Rangedor terá dez bicicletas elétricas para uso por meio do compartilhamento via aplicativo de celular. A ideia é incentivar a adesão da população maranhense à tendência mundial de eletrificação das frotas de carros, como explica o engenheiro de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Equatorial Energia, Lucas Pinheiro.

Estação também contará com bicicletas disponíveis para uso pela população. (Foto: Divulgação)

“O projeto pretende fomentar e estimular o tema da mobilidade elétrica na discussão pública, buscando apontar para um futuro de médio prazo. Por este motivo, a instalação é de apenas um carregador para a cidade, no modelo gratuito. Se o mercado fosse maior, naturalmente a rede seria mais ampla”, detalha Lucas Pinheiro.

Sem custo, sem burocracia

Fora os ganhos em economia verde com o uso da matriz energética de mobilidade, outro grande ponto alto do Posto de Carregamento Elétrico é a praticidade dessa tecnologia que estará à disposição da população de São Luís. 

O carregamento é simples: o carro possui um plug para conexão ao carregador. O usuário chega e pluga seu veículo, sem custo e sem burocracia.

Além do posto de carregamento elétrico e das bicicletas elétricas que estarão disponíveis ao público do Parque Rangedor, a Equatorial doará um carro elétrico ao Governo do Maranhão, que ficará a cargo da Secretaria de Estado de Governo (Segov), para fiscalização do parque. 

Realidade (não tão) distante

Apesar dos planos para a utilização dos carros elétricos em massa serem uma possibilidade para as próximas décadas, para o engenheiro Lucas Pinheiro, o tema deve ser assunto priorizado desde agora.

“Existe um contexto de estudo e avaliação da tecnologia, de forma a estarmos prontos e capacitados no momento que o mercado se expandir. A parceria com Governo do Estado é muito importante, pois demonstra a importância do tema, visando maturidade quando a tendência se expandir”, frisa o engenheiro. 

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias