Em São Luís

Primeiro eletroposto do Maranhão é inaugurado no Parque do Rangedor, em São Luís

Projeto “E+ Mobilidade Elétrica” é do Grupo Equatorial com o investimento de outras nove empresas do setor elétrico no Brasil.

Eletroposto inaugurado no último sábado (18), no Parque do Rangedor, em São Luís. (Foto: Marcos Caldas/O Imparcial)

Sustentabilidade, transporte e tecnologia. Essas são as palavras que definem o primeiro eletroposto do Maranhão, que permitirá que a população carregue carros elétricos gratuitamente, utilizando como uma das fontes de alimentação a energia solar, limpa e renovável.

Inaugurado no último sábado (18), no Parque do Rangedor, em São Luís, o posto de veículos elétricos possui, ainda, 10 bicicletas elétricas disponibilizadas como alternativa de lazer, na forma de compartilhamento via aplicativo de celular para passeio.

Foram disponibilizadas 10 bicicletas elétricas para passeio no eletroposto. (Foto: Marcos Caldas/O Imparcial)

O engenheiro de inovação da Equatorial Energia, Lucas de Paula, afirma que o projeto, nomeado como “E+ Mobilidade Elétrica”, é um projeto do Grupo Equatorial com o investimento de outras nove empresas do setor elétrico, representadas pela Global Participações em Energia.

“O Governo do Maranhão cedeu o espaço para nós aqui, no Parque do Rangedor, para nós trazermos dois serviços, uma estação de carregamentos de carros elétricos e 10 bicicletas elétricas para passeio”, contou o engenheiro.

A iniciativa faz parte do projeto de Mobilidade Elétrica do Grupo Equatorial, por meio do Programa de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), além de contar também com a parceria do Governo do Estado.

O governador do Maranhão, Flávio Dino (PSB), esteve na inauguração do eletroposto. (Foto: Marcos Caldas/O Imparcial)

O governador do Maranhão, Flávio Dino (PSB), esteve na cerimônia de inauguração do eletroposto, onde conversou com a impressa sobre a importância do projeto para o estado e meio ambiente.

“Quero parabenizar a empresa Equatorial pela iniciativa de altíssima importância, pois dialoga um dos temas mais importantes do século XXI, que o tema da economia verde da economia de baixo carbono, da produção energética”, expressou o governador.

“Nós sabemos que há um questionamento global quanto a emissão de gases do efeito estufa e nós sabemos que a as tecnologias são decisivas para que possamos vencer esse desafio que é para nossa geração e para as futuras gerações, por isso, esse projeto ainda que com caráter experimental tem essa relevância do pioneirismo para sinalizar o caminho”, parabenizou Dino.

O principal objetivo do projeto é avaliar o uso de veículos elétricos pela comunidade frente ao cenário atual de mobilidade urbana, de forma a incentivar a adesão à tendência mundial de eletrificação das frotas de carros.

Assim, cria-se uma proposta de modelo de negócios sustentáveis para o transporte. Além disso, tem como proposta:

  • Promover o uso sustentável da energia associado a meios de transporte; desenvolver inovações tecnológicas e diversificar a matriz energética;
  • Incentivar a redução de impactos ambientais oriundos da utilização de combustíveis fósseis; fomentar a qualidade de vida da comunidade através do uso dos equipamentos disponibilizados para o lazer;
  • Fomentar o avanço tecnológico nacional através do desenvolvimento de sistema de carregamento de veículos.

Esta iniciativa está alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU), do qual o Grupo Equatorial é signatário.

O secretário do Meio Ambiente e Recursos Naturais do Maranhão, Diego Rolim, também esteve presente na inauguração do posto elétrico.

“O governador inaugurou, juntamente com a Equatorial, bicicletas e um automóvel elétrico que estão sendo disponibilizados no Parque do Rangedor. Isso irá fomentar todos os ciclistas e também os motociclistas que aderirem a esse tipo de tecnologia”, disse o secretário.

Carro elétrico doado à Secretaria. (Foto: Marcos Caldas/O Imparcial)

Ainda durante a cerimônia, foi anunciado que um carro elétrico foi doado à Secretaria de Governo para fiscalização e vistoria dos parques em São Luís.

VER COMENTÁRIOS
Esportes
Entretenimento e Cultura
Concursos e Emprego
Polícia
Mais Notícias