Defesa Civil de Imperatriz faz alerta para risco de cheia do Rio Tocantins
Seis famílias já foram retiradas de suas residências, outras podem sair em caso de transbordamento do Rio.
A Defesa Civil de Imperatriz fez um alerta na tarde desta segunda-feira (27), a respeito do nível do Rio Tocantins, região Sul maranhense. O órgão aponta para o risco de alagamentos em residências localizadas nos bairros Caema, Vila Leandra, Porto Alegre da Balsa e Areal.
O Corpo de Bombeiros do Maranhão (CBMMA) iniciou a retirada dos ribeirinhos nas áreas em que o rio pode transbordar. Até o momento, seis famílias tiveram que ser retiradas de suas casas no Porto da Balsa e, segundo a Prefeitura, todas já foram abrigadas.
Segundo os bombeiros, a ação se faz necessária por conta da previsão de aumento significativo do nível do rio Tocantins para as próximas horas, informado pelo Consórcio Estreito Energia (CESTE), que gerencia a operação da Usina Hidrelétrica de Estreito. A previsão de vazão é de 15 mil m³/s c, bem superior ao normal, devido ao aumento das chuvas na bacia do rio Tocantins.
Durante a manhã, uma equipe composta pela secretária adjunta de Desenvolvimento Social, Luzia Mary, o secretário de Governo, Eduardo Soares e a coordenadora pedagógica da Sedes, Liliane Ferreira, realizou um levantamento de possíveis locais para acolher famílias que venham a necessitar de abrigo devido às enchentes.
Em caso de emergência, as famílias devem procurar por ajuda através do telefone (99) 99152-0832.