"Operação Marco Zero"

Carnes de porcos apreendidos com doença contagiosa seriam comercializadas em São Luís

Animais estavam infectados com brucelose.

Porcos eram criados em abatedouro clandestino. (Foto: Divulgação/MPMA)

No último dia 15 de dezembro, um operação, realizada pela Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor de São Luís, apreendeu 67 porcos próximos da avenida Ferreira Gullar, na região do Jaracaty. O Ministério Público do Maranhão (PMMA) informou que os animais estava com brucelose e a carne dos suínos seria comercializada em mercados da capital maranhense.

Leia também: Operação de combate a criação irregular de suínos é realizada em São Luís

A brucelose é causada por uma bactéria e pode ser adquirida por contato direto com secreções e excreções de animais infectados, ou mesmo ingestão de alimentos ou derivados, como os porcos. Em seres humanos, a infecção costuma provocar febre, suor noturno, calafrios e dores no abdômen. Nos casos mais graves, pode afetar vários órgãos, entre eles o coração, os ossos, articulações e o fígado.

Segundo o MPMA, as análises feitas pelo laboratório de diagnósticos em doenças infecciosas, do curso de medicina veterinária da UEMA, mostraram alta taxa de contaminação nos porcos. Agora os animais serão sacrificados e quem teve contato com eles devem fazer exames.

O proprietário do chiqueiro, identificado como Edeildo de Jesus Castro, foi autuado em flagrante e conduzido para a Delegacia de Defesa do Consumidor para prestar esclarecimentos por ter cometido infrações sanitárias graves. Ele irá responder por crimes contra as relações de consumo e contra a ordem sanitária.

“São infrações sanitárias graves, porque a criação de suínos na zona urbana é proibida por lei. Além disso, esses animais estão expostos a condições de total insalubridade, o que torna a carne deles imprópria para consumo”, informou o superintendente da Vigilância Sanitária de São Luís, Paulo Jessé.

A Blitz Urbana destruiu a estrutura do local e também aplicou multa ao dono do estabelecimento, por criação de animal em perímetro urbano.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias