SERVIÇOS

Bairro do Ipase recebe nova unidade do Projeto Saúde na Comunidade em São Luís

Unidade foi implantada em espaço cedido em parceria com a comunidade

Prédio da unidade de saúde foi cedido pela comunidade. (Foto: Divulgação/Prefeitura de São Luís)

Na manhã desta segunda-feira (18), foi entregue a segunda unidade do Projeto Saúde na Comunidade, no bairro Ipase, em São Luís, com o objetivo de levar cuidados básicos de saúde para dentro das comunidades, facilitando o acesso e desafogando as unidades de urgência e emergência. A primeira unidade do projeto foi entregue à população do bairro Barreto.

“Agora, o Ipase vai ter uma unidade básica de saúde onde serão realizadas consultas médicas, curativos, vacinação e outros serviços. A comunidade disponibilizou o espaço, nós entramos com a reforma, com os equipamentos e com o pessoal que vai estar atendendo aqui na área da saúde”, afirmou o prefeito Eduardo Braide.

Estrutura e serviços

O local conta com recepção, triagem, farmácia, consultório médico, de enfermagem, sala de curativo, sala de vacina, além de banheiro adaptado para uso por pessoas com deficiência. 

(Foto: Divulgação/Prefeitura de São Luís)

Entre os serviços disponibilizados, estão o acompanhamento da mulher e da gestante, da criança e do adolescente, do homem e do idoso, do hipertenso e do diabético, e ainda consultas médicas e de enfermagem, curativo, dispensação de medicamentos básicos e imunização. 

A unidade tem duas equipes Estratégia Saúde na Família, que têm condições de atender até 8 mil pessoas que moram na região. Segundo o secretário Municipal de Saúde, Joel Nunes, a entrega desta nova unidade funciona como uma porta de entrada para a rede municipal de saúde.

(Foto: Divulgação/Prefeitura de São Luís)

“A determinação é disponibilizar os serviços de saúde mais próximo da casa dos cidadãos, com serviços como consultas médicas, dispensação de medicamentos, preventivos, imunização e outros. Também estamos dando às equipes de Estratégia Saúde na Família que atendem a região um espaço com toda a estrutura necessária para que elas possam desempenhar o seu trabalho com mais qualidade”, disse. 

Parceria com a comunidade

A unidade foi implantada em parceria com a comunidade em espaço cedido pela Igreja Renovação Cristã, e foi adaptada para oferecer o devido conforto aos pacientes durante o atendimento, por meio da climatização de todas as salas, instalação de iluminação completamente nova, humanização arquitetônica, paisagismo interno e acessibilidade do local.

(Foto: Divulgação/Prefeitura de São Luís)

O Projeto Saúde na Comunidade tem como foco a promoção de saúde e a prevenção de doenças nas comunidades e voltadas para pessoas em situação de vulnerabilidade, desenvolvido em parceria com instituições não-governamentais de cunho social que viabilizam a inserção do Município nesses espaços. 

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias