TRÂNSITO

Projeto de Lei quer diminuir aplicação de multas indevidas em São Luís

Foram aplicadas mais de 71 mil multas na capital até junho deste ano

Maioria das multas no Maranhão é por excesso de velocidade. (Foto: Reprodução)

O Projeto de Lei 0255/2021, de autoria do vereador Chico Carvalho (PSL), quer estabelecer mecanismos para desestimular a aplicação de multas indevidas em São Luís. O objetivo é ampliar a transparência para motoristas e explicitar, de forma clara, os motivos e justificativa para imposição de penalidades no trânsito.

O texto prevê sanções administrativas para o agente público que impor penalidades ou instaurar processo administrativo/judicial sem motivo. Em todos os casos em que o Município for obrigado a indenizar algum motorista em virtude de conduta errônea do agente público, o desconto do prejuízo financeiro será realizado diretamente na folha de pagamento do agente público.

Até junho deste ano, de acordo com levantamento realizado pelo Departamento de Trânsito do Maranhão (Detran-MA), foram aplicadas 71.386 multas na capital. Segundo os dados, a infração mais cometida por condutores da capital maranhense é transitar em velocidade superior à máxima permitida em até 20%.

No entanto, muitas dessas multas não apresentam justificativa, o que contribui para que motoristas se sintam lesados.

Chico Carvalho, autor do projeto, acredita que, por meio destas sanções, seja possível estimular os agentes públicos de trânsito a serem mais transparentes na aplicação das multas, e evitar, com isso, a aplicação de sanções indevidas e trâmites judiciais desnecessários.

“Sob o aspecto jurídico, este projeto visa resguardar a probidade administrativa, além de evitar que o Estado seja demandado em ações de indenização por conta da sua responsabilidade objetiva. É uma forma de estimular a aplicação justa de multas, o que beneficia a todos”, destaca.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias