MV Sagittarius

Mais quatro tripulantes de navio atracado em porto de São Luís testam positivo para Covid-19

No último dia 22 de agosto, um filipino que estava na embarcação já havia testado positivo para o novo coronavírus.

A embarcação MV Sagittarius está em porto de São Luís. (Foto: Divulgação)

Nessa terça-feira (31), a Secretaria de Estado da Saúde (SES) informou que mais quatro passageiros do navio MV Sagittarius testaram positivo para Covid-19. A embarcação está no porto de São luís, após uma viagem de um mês e seis dias com origem do porto porto Haldia (Índia).

No último dia 22 de agosto, um tripulante filipino deu entrada em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de um hospital particular de São Luís, após testar positivo para o novo coronavírus. O paciente segue internado desde o dia 23.

Já os outros quatro tripulantes infectados com o novo coronavírus, cumprem quarentena no navio. Três deles estão assintomáticos e um com sintomas leves. No total, 19 pessoas fazem parte da tripulação do navio MV Sagittarius. Os demais 14 testaram negativo para a Covid-19 e seguem as determinações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) quanto às medidas sanitárias.

Segundo a SES, ainda não há resultado do sequenciamento genômico para identificar a variante do vírus em nenhum dos tripulantes. O caso segue sendo acompanhado pelo Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS) e Superintendência de Vigilância Sanitária (Suvisa), em cooperação com a Anvisa.

Alteração na legislação de transporte aquaviário

Na última sexta (27), a Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados realizou uma audiência pública para debater propostas que alteram a legislação de transporte aquaviário, além de estabelecerem regras sobre o afretamento de embarcações estrangeiras, tanto na navegação de cabotagem quanto na navegação interior.

O autor do projeto de lei sobre o tema (PL 1809/21) é o deputado Paulo Vicente Caleffi (PSD-RS), e foi ele quem solicitou o debate. Na Câmara, estão em debate, ainda, outras duas propostas que regulamentam o assunto. Tanto a PL PL 4101/20, dos deputados Lucas Gonzalez (Novo-MG) e Marcel Van Hattem (Novo-RS); e PL 1078/21, do deputado Danrlei de Deus Hinterholz (PSD-RS). Os três projetos alteram a Lei 9.432/97, que ordena o transporte aquaviário no país.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias