SÃO LUÍS

Campanha contra violência menstrual é lançada no Maranhão

A iniciativa tem como tem como objetivo arrecadar absorventes até o dia 20 de novembro deste ano para serem doados

Foto: Divulgação

A Defensoria Pública do Maranhão (DPE-MA) a Campanha de Combate à Violência Menstrual no Maranhão. A iniciativa tem como tem como objetivo arrecadar absorventes até o dia 20 de novembro deste ano, para serem doados a meninas de Axé e mulheres em situação de cárcere no estado. O lançamento ocorrerá nesta terça-feira (14) às 9h, no auditório do Fórum Des. Sarney Costa, em São Luís.

A ideia é chamar a atenção da sociedade para uma triste realidade, que atinge muitas mulheres e homens trans em situação de vulnerabilidade.Segundo dados do relatório “Livre para Menstruar”, uma em cada quatro adolescentes brasileiras não tem um pacote de absorventes quando menstrua. Uma outra pesquisa aponta que 22% das brasileiras de 12 a 14 anos não têm acesso a produtos de higiene específicos para o período menstrual, número que sobe para 26% na faixa de 15 a 17 anos. 

Além da DPE/MA, integram a campanha, alguns servindo como ponto de coleta dos absorventes menstruais, o TJMA, o Conselho Nacional de Ouvidorias das Defensorias Públicas, Secretaria estadual da Mulher, Secretaria estadual de Igualdade Racial, deputada Ana do Gás, Mulheres de Axé do Brasil núcleo Maranhão, Ilê Ashé Ogum Sogbô, Abayomi Juristas Negras, Unidade de Monitoramento Feminino e Coordenadoria estadual da Mulher do TJMA, Casa da Mulher Maranhense, Plan International e Secretaria municipal de Direitos Humanos de Paço do Lumiar.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias