MAIS BONITA

Rua do Giz, no Centro Histórico, receberá obra de requalificação

Intervenção deve incentivar o turismo e o comércio da região, garantindo renda para quem mora e trabalha na região do Centro

Foto: Paulo Pontes/O Imparcial

Nesta Segunda-feira (9), foi assinada pelo prefeito Eduardo Braide a ordem de serviço para a primeira etapa da requalificação da Rua do Giz, em São Luís. Eleita uma das seis ruas mais bonitas do Brasil pela revista Casa Vogue, a via vai passar por uma série de intervenções para melhorar seu aspecto urbanístico.

O serviço, programado para ser concluído em 30 dias, faz parte do conjunto de ações que será entregue nas comemorações de aniversário da cidade, em setembro. A vice-prefeita, Esmênia Miranda, afirmou que a requalificação da Rua do Giz vai contribuir para impulsionar o turismo e a economia local.

“Um dos critérios da Unesco para que São Luís permaneça como Patrimônio Cultural Mundial é que o Centro Histórico seja preservado. A requalificação vai incentivar o turismo e o comércio da região, garantindo renda para quem mora e trabalha no Centro”, disse Esmênia. 

Serviços

A Rua do Giz receberá intervenções nas fachadas de 13 imóveis, que serão restauradas, além da reforma e limpeza das escadarias, recomposição da pavimentação e nova iluminação em LED, que é mais eficiente e econômica.

Os serviços visam potencializar as características históricas e a valorização da área, promovendo mais qualidade de vida para a população que reside na região e estímulo ao turismo e comércio local. 

No total, R$ 462.383,32 estão sendo investidos na obra, que será executada pela Secretaria Municipal de Urbanismo e Habitação (Semurh). “A requalificação trará mais vida para a Rua do Giz, resolvendo antigos problemas urbanísticos da via”, informou Bruno Costa, titular da pasta.

O projeto de requalificação da Rua do Giz foi elaborado pela Fundação Municipal do Patrimônio Histórico (Fumph). “A Rua do Giz é um ícone da nossa arquitetura colonial. As intervenções que serão feitas vão garantir a valorização das suas características originais e para que este patrimônio perdure por muitos e muitos anos”, comentou a presidente do órgão, Kátia Bogéa. 

Uma das seis ruas mais bonitas do país

A Rua do Giz foi eleita uma das seis ruas mais bonitas do país. O título foi concedido pela revista Casa Vogue, especializada em arquitetura e decoração. O local é uma das representações mais emblemáticas da história da construção da capital maranhense e abriga um conjunto arquitetônico secular. Nas paredes, estão traços da colonização portuguesa nos azulejos e na escadaria de cantaria com 32 degraus, que transformaram a via em um dos pontos turísticos mais famosos de São Luís.

Investimentos no Centro Histórico

A requalificação da Rua do Giz e a recuperação dos casarões para habitação social fazem parte das ações de recuperação do Centro Histórico de São Luís. Também está em execução o Programa Centro Acessível, que consiste na adaptação do Centro Histórico da capital às normas universais de acessibilidade.

Entre os serviços que serão executados estão implantação de rotas acessíveis com a construção de rampas, travessias elevadas para pedestres, alargamento de passeios, implantação de mobiliário urbano (bancos, lixeiras, bicicletários etc.), reforma e construção de banheiros públicos acessíveis, sinalização vertical e horizontal, melhoria da iluminação pública, paisagismo e retirada de obstáculos. 

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias