No Centro Histórico de São Luís

Conheça a Rua do Giz, eleita a sexta rua mais bonita do Brasil pela Casa Vogue

A rua, localizada no coração do Centro Histórico de São Luís, é uma das representações mais simbólicas da história da construção da capital maranhense.

Centro Histórico de São Luís receberá eventos culturais neste fim de semana. (Foto: Paulo Pontes/O Imparcial)

Localizada no Centro Histórico de São Luís, a Rua do Giz foi eleita a sexta rua mais bonita do Brasil pela Casa Vogue, revista especializada em arquitetura e decoração.

A rua, localizada no coração do Centro Histórico, é uma das representações mais simbólicas da história da construção de São Luís, onde abriga um conjunto arquitetônico único.

A Rua do Giz é composta por importantes prédios, que contribuíram para que São Luís recebesse o título de Patrimônio Cultural da Humanidade, concedido pela Unesco em 1997.

Casarão localizado na Rua do Giz. (Foto: Gabriela Ribeiro/O Imparcial)

No caminho que passa pela Rua do Giz, é possível observar nas paredes, traços da colonização portuguesa nos azulejos e na escadaria de cantaria com seus 32 degraus. 

Segundo o historiador Antonio Noberto, o nome da rua advém da ladeira do mesmo nome, antes de se tornar Rua do Giz.

“A partir de 1865, por iniciativa do camarista e escritor Antonio Henriques Leal, a rua recebeu o nome de 28 de julho, em memória ao dia em que “as forças portuguesas capitularam”, nas palavras de Domingos Vieira Filho. 28 de julho de 1823 foi a data quando o Maranhão aderiu à Independência do Brasil”, conta Noberto.

Ainda segundo o historiador, a Rua do Giz é um cartão de visita da São Luís colonial. Com um conjunto arquitetônico e azulejar invejáveis, reúne forte representação da cidade.

“Grandes comércios, instituições foram sediadas nesta rua e várias autoridades e personalidades históricas moram ali, a exemplo do Comendador Antonio Meireles, Puça de Côvado, famoso português que rivalizava frontalmente com Ana Jansen. O Banco do Maranhão também já funcionou nesta rua. A Casa França Maranhão, consulado e Aliança Francesa”, esclarece Noberto.

Museu localizado na Rua do Giz. (Foto: Gabriela Ribeiro/O Imparcial)

A personal shopper Tâmara Priscila, de Manaus (AM), ficou sabendo que a Rua do Giz foi eleita a sexta rua mais bonita do Brasil e foi correndo ao local para garantir as fotos de recordação da viagem.

“Eu resolvi fazer umas fotos na Rua do Giz, pois é um dos cartões-postais mais famosos de São Luís. Ela tem uma paisagem, situada em um local muito bonito. Automaticamente quando eu cheguei aqui reconheci logo”, afirmou Tâmara.

Casarão utilizado para as gravações da novela “Da Cor Do Pecado”, em São Luís. (Foto: Gabriela Ribeiro/O Imparcial)

A comerciante Joelma Santos, conta que a Rua do Giz é uma muito visitada, mas que precisa melhorar em alguns aspectos.

“A rua precisa ter mais lojas, mais atrativos. Tem dois imóveis à venda que poderiam estar utilizados, entre eles, a casa da ‘Preta’, da novela Da Cor do Pecado, que é muito procurada pelos turistas”, conta a comerciante, que trabalha no local há mais de 15 anos.

Comércio localizado na Rua do Giz há mais de 15 anos. (Foto: Gabriela Ribeiro/O Imparcial)

Maurício Itapary, superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no Maranhão, diz que é um privilégio para os ludovicenses, que a Rua do Giz tenha sido escolhida como a sexta rua mais bonita do Brasil.

“Não só pela sua beleza, mas pela sua história, que abriga um conjunto arquitetônico fantástico, reconhecido pela UNESCO como Patrimônio Cultural Mundial. Esse título, com certeza, eleva a autoestima do nosso povo ludovicense, mas também aumenta a nossa responsabilidade de preservarmos ainda mais esta rua e todo o nosso patrimônio histórico”, expressa Itapary.

Rua do Giz em “Da Cor do Pecado”

Preta (Taís Araújo) em “Da Cor Do Pecado”. (Foto: Reprodução/TV Globo)

Em 2004, a Rua do Giz, assim como a rua Portugal e o Beco Catarina Mina, foi utilizada para as gravações da novela Dar Cor Do Pecado (2004), da TV Globo.

Na Rua do Giz está localizada a casa de Preta (Taís Araújo). Ainda na rua, cenas marcantes da trama foram registradas, como a primeira vez que Paco Lambertini (Reynaldo Gianecchini) viu a personagem maranhense.

Após 17 anos das gravações de Dar Cor Do Pecado, veja abaixo como está o imóvel utilizado como um dos cenários mais marcantes da trama.

Foto atual do imóvel utilizado nas gravações da novela “Da Cor Do Pecado” em São Luís. (Foto: Paulo Pontes/O Imparcial)
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias