HOMENAGEM

Hospital Presidente Vargas comemora 78 anos de assistência a pessoas com doenças infectocontagiosas

Hospital atende especialmente pessoas em situação de vulnerabilidade social

Profissionais da unidade foram homenageados (Foto: Divulgação)

O Hospital Presidente Vargas, referência no tratamento de doenças como HIV/AIDS, tuberculose e doenças tropicais no Maranhão, comemora 78 anos de fundação nesta terça-feira (31). A unidade que faz parte da rede estadual de Saúde diagnosticou, no último mês, 45 novos casos de HIV e 82 casos de tuberculose.

Leyna Melo Lima, diretora geral do Hospital, frisa que a unidade tem historicamente contribuído com o Sistema Único de Saúde (SUS). “O nosso público, em sua maioria, é de vulnerabilidade social. Contamos com uma equipe multidisciplinar capacitada, que age desde o diagnóstico até o tratamento, com acompanhamento individualizado dos pacientes”.

Para celebrar a data foi realizado um culto ecumênico no pátio do GV. A programação homenageou profissionais de todos os setores do hospital, como Francisco de Assis Bogea, técnico de laboratório, que aos 78 anos de idade acumula quase 40 anos de serviço na unidade. “Trabalho aqui desde 1982, quase 40 anos aqui, e tenho muito orgulho de ter feito parte da história desse hospital”, disse. 

A unidade da rede estadual de saúde conta com uma equipe multiprofissional e realiza o diagnóstico, acompanhamento médico e tratamento de pessoas com as doenças infectocontagiosas. “Temos feito todos os esforços para ampliar a capacidade de atendimento e melhorar a qualidade de vida dos pacientes, que já têm uma condição bem sofrida”, relata o secretário adjunto da Assistência à Saúde da SES, Carlos Vinícius Quadros Ribeiro. 

Assistência

O Hospital Presidente Vargas é gerenciado pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH) e disponibiliza para pacientes com HIV/AIDS 35 leitos de enfermaria, sendo nove de UTI. Além do apoio médico especializado, no Hospital Presidente Vargas, o paciente recebe amparo psicológico e clínico-terapêutico, e conta com acompanhamento de nutricionista, médico oftalmologista e dentista.

O atendimento ofertado é por demanda referenciada vinda de todo o estado. Atualmente, a unidade oferece tratamento ambulatorial para 5.529 pacientes cadastrados, oriundos de São Luís e municípios do interior do estado.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias