FÓRUM DE GOVERNADORES

Flávio Dino propõe diálogo com Bolsonaro

Em reunião com os governadores do Brasil, o governador do Maranhão saiu em defesa da democracia brasileira e alertou tentativa de golpe.

Jair Bolsonaro (sem partido) e Flávio Dino (PSB).

O governador do Maranhão Flávio Dino (PSB) propôs durante o Fórum Nacional de Governadores que ocorreu nesta segunda-feira (23) em Brasília, a elaboração de uma carta assinada por todos os governadores, convidando o presidente Jair Bolsonaro para o diálogo. A reunião virtual realizada por videoconferência contou com a participação dos governadores de 23 estados e do Distrito Federal. O evento teve como pautas a crise entre poderes, o cenário político nacional, a defesa da democracia e prejuízos à economia do país.

Dino sugeriu a criação de uma carta conjunta dos governadores, com três pontos fundamentais. O primeiro referente a manter as polícias nos “trilhos da legalidade”. Para Dino, os governadores, como chefes das polícias estaduais, devem dizer claramente que não haverá descontroles e afirmar a autoridade da Constituição.

União entre os poderes

O governador Flávio Dino frisou, ainda, a união dos poderes e governadores, para manifestarem-se sobre as situações ocorridas atualmente e que pressupõem um risco à democracia. Por meio de sua rede social, Flávio Dino fez questão de ressaltar que os governadores do Brasil estão preocupados com agressões e conflitos em série, que prejudicam a economia e afastam o país da agenda real: investimentos, empregos, vacinas etc.

“A democracia deve prevalecer e as polícias não serão usadas em golpes”, disse o governador.

O governador pregou a paz e o diálogo como segundo item do documento conjunto, com fins a contribuir com o funcionamento da economia que, em sua observação, sofre prejuízos pela falta do diálogo. O terceiro ponto citado por Dino, refere-se a um chamado público do presidente Jair Bolsonaro para reunir-se com os governadores.

O fórum, que inicialmente teria como agenda prioritária a pauta econômica, com foco na reforma tributária, também serviu para que os governadores pontuassem seus posicionamentos sobre o atual momento político. “Não há um desejo de criar uma contenda, da nossa parte, governadores. Penso que, uma nota nestes três itens, garantiria a voz dos governadores e da federação, serve de referência como atitude democrática e zelosa dos estados e, ao mesmo tempo, convida o presidente da República a se desarmar e conversar com os governadores. Essa proposta vem assegurar que todos os colegas tenham conforto, tranquilidade e convergência, para que nós possamos atuar de modo unitário, numa hora tão difícil da vida brasileira, em que se entrecruzam crise sanitária, social, econômica e, infelizmente, política”, pontuou o governador Flávio Dino.

Alerta de golpe

Em sua participação Flávio Dino, fez um retrospecto histórico relacionado à democracia e ressaltou durante a sua fala os riscos das ameaças aos diretos garantidos na Constituição e ao sistema político brasileiro. “Pessoas armadas na rua não é passeata”, declarou o governador.

Repercutiu também na imprensa a declaração de Flávio Dino em entrevista ao UOL News. que “tudo indica” que Jair Bolsonaro irá promover uma tentativa de golpe, e tentará invadir o Congresso Nacional ou o Supremo Tribunal Federal (STF), a exemplo do feito pelo ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump com a invasão do Capitólio em janeiro passado.

“Acho que a atitude nesse momento deve ser de serenidade, porém, de firmeza porque mesmo que ele [Bolsonaro] não tenha êxito nessas tentativas de invadir o Congresso, invadir o Supremo, coisas desse tipo, tudo indica que algo desse tipo será tentado. E ao tentar, já há vítimas. Nós vimos isso no Capitólio, nos EUA. E temos que evitar essa confrontação entre brasileiros. A paz deve prevalecer, o respeito às regras da democracia deve prevalecer”, alertou Flávio Dino.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias