SANGUE BOM

Com estoques em baixa, Hemomar realizará coleta externa de sangue na Vila Nova

Ônibus foi totalmente reformado para receber doadores conforme os protocolos de segurança sanitária

Fundado em 22 de abril de 1982, o Hemomar também é a unidade de referência no cuidado a pacientes com patologias do sangue. (Foto: Divulgação)

A próxima parada da Unidade Móvel do Hemomar será no bairro da Vila Nova, na Área Itaqui-Bacanga. A coleta está marcada para esta quinta (12) e sexta-feira (13), das 8h às 17h, e o ponto de coleta será na recém-inaugurada Praça da Família.

Podem doar sangue pessoas entre 16 e 69 anos e que estejam pesando mais de 50kg, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos. O doador precisa estar em boas condições de saúde e sem sintomas gripais. Também é essencial estar descansado, tendo dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas, e alimentado, devendo evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação.

Segundo a diretora geral do Hemomar, Clícia Galvão, as coletas externas têm ajudado a manter os estoques de bolsas do hemocentro relativamente equilibrados.

“Atualmente, quem mais nos salva é a coleta externa, pela falta de doadores mesmo, precisamos captar mais doadores, nossos estoques estão operando em baixa. Por isso que todos os meses organizamos um calendário de coletas externas e sempre estamos em busca de novos e mais parceiros”, frisou.

O ônibus de coleta externa do Hemomar foi reformado em fevereiro deste ano, ganhando novos equipamentos e adequando-se às mudanças sanitárias e de segurança. É equipado com toda a estrutura necessária para a doação segura de sangue, setor de triagem, consultórios, cadeiras de doação, lanchonete e espaço de recuperação.

No mês de agosto, no Hemomar, estão sendo coletadas diariamente de 110 a 140 bolsas de sangue, o que é menos da metade da quantidade mínima aceitável para atender toda a demanda do estado, que seriam de 300 bolsas de sangue. Atualmente, quase todos os tipos de sangue estão com estoques em situação crítica.

“A coleta externa acontece durante todo o ano e não pode parar mesmo em meio à pandemia. Pelo contrário, devemos ajudar nossos semelhantes que precisam de sangue. A demanda é constante e o trabalho sempre é para renovar o nosso estoque de bolsas”, ressaltou a coordenadora da coleta externa do Hemomar, Valma Costa.

No ato da doação, basta apresentar documento original com foto recente. Jovens de 16 e 17 anos devem estar acompanhados por um responsável legal para assinar o termo de autorização.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias