TECNOLOGIA

Raposa sediará testes de satélite

O projeto, desenvolvido pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) em parceria com a Prefeitura de Raposa, é o primeiro nanossatélite produzido no Maranhão e poderá ser lançado no inicio de 2022

Reprodução

O município de Raposa, a 28 km de São Luís, foi escolhido para sediar testes do Projeto CubeSat Aldebaran I, desenvolvido pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) em parceria com a Prefeitura de Raposa. Se trata do primeiro nanossatélite produzido no Maranhão e poderá ser lançado no inicio de 2022.

O projeto é organizado pelo coordenador do curso de Engenharia Aeroespacial, o professor doutor Carlos Brito e, de acordo com ele, o objetivo do projeto é promover e desenvolver a tecnologia no apoio ao resgate de pescadores. “A gente pretende iniciar no município de Raposa, por isso é importante termos esse apoio da Prefeitura, junto aos pescadores, para desenvolvermos nosso experimento. O apoio é relacionado ao acesso a estes pescadores, para que eles possam levar nosso experimento para o mar. A Missão  Aldebaran – I, está ligada diretamente ao setor espacial, mas além disso tem uma missão solidária, uma missão de auxílio. Então a gente imaginou o Município de Raposa como foco inicial para esse tipo de missão, já que existe um relato de pescadores que sofreram naufrágio e até hoje nunca foram encontrados. Posteriormente, a gente pretende também iniciar outras atividades na área de popularização da ciência espacial nas escolas do município de Raposa”, afirmou ele.

Na última quarta-feira (07), o coordenador de Ciências do Mar da UFMA, Danilo Francisco Corrêa Lopes; o professor doutor em Engenharia Aeronáutica e Mecânica, Carlos Brito, coordenador da Graduação em Engenharia Aeroespacial (UFMA); e o professor doutor em Engenharia Elétrica, Luís Cláudio Silva, coordenador do segmento espacial (UFMA), reuniram-se com a a secretária de Pesca do município de Raposa, Lavina Lisboa.

A reunião aconteceu na U. E. Socorro Magalhães e contou com a presença do secretário de Meio Ambiente e vice-prefeito, Marcio Greik, representando o prefeito Eudes Barros.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias