ECONOMIA

Pronampe concede linhas de empréstimo a partir desta quarta-feira

Programa de empréstimo é voltado para micro e pequenas empresas.

Marcello Casal jr/Agência Brasil

Foto: Marcello Casal jr/Agência Brasil

O Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe) começa a oferecer financiamento a partir desta quarta-feira em todo o país. De acordo com a Receita Federal, 5,3 milhões de empresas têm direito ao crédito.

O Pronampe disponibiliza linhas de crédito para pequenas empresas com juros mais baixos e maior prazo para pagamento. O programa foi criado em maio de 2020 como uma forma de enfrentar a crise econômica causada pela pandemia da Covid-19 e dede então foi renovado três vezes.

Segundo a Receita, as empresas que têm direito aos novos financiamentos estão sendo informadas e o envio dos comunicados será finalizado até quinta-feira (8). Para evitar golpes, o órgão informa em mensagem o código com letras e números para validação dos dados junto aos bancos autorizados junto dos valores de receita bruta dos anos de 2019 e 2020.

Juros

Nesta rodado do Pronampe, micro e pequenas empresas poderão conseguir empréstimos com taxas de juros máxima de 6% ao ano mais taxa Selic. A taxa de juros da economia está fixada em 4,25% ao ano e os juros do programa podem chegar 10,25% ao ano.

O prazo para começar a pagar o financiamento é de 11 meses parcelado em até 48 parcelas. A empresa pode tomar empréstimos de até 30% do valor da receita bruta anual registrada em 2019 ou 2020, a que for maior.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias