Guarnicê da Juventude

Estudantes maranhenses realizam primeira Pré Bienal UNE nos dias 14 e 15 de maio

Com o intuito de se prepararem para o festival nacional, os estudantes maranhenses estão organizando o Guarnicê da Juventude.

Guarnicê da Juventude será realizado nos dias 14 e 15 de maio.(Divulgação)

A Bienal da UNE (União Nacional dos Estudantes), maior festival estudantil do Brasil, apresenta ao público arte, ciência e cultura. Este ano, em sua 12ª edição, o evento será totalmente virtual devido a Covid-19 (novo coronavírus).

No Maranhão, com o intuito de se prepararem para o festival nacional, os estudantes maranhenses estão organizando o Guarnicê da Juventude, a primeira Pré Bienal Maranhense, que será realizado nos dias 14 e 15 de maio.

O Festival Guarnicê da Juventude homenageia Antônio Cruz, nascido e criado em Caxias, no Maranhão. Ele foi artista maranhense, compositor, escritor, multi instrumentista, arquiteto e mestre de cultura popular.

Antônio Cruz foi, ainda, um estudante apaixonado por arte e cultura, além de ter lutado pelo movimento estudantil no período de maior repressão da Ditadura Militar Brasileira. Ele será representação de luta no festival estudantil maranhense.

Os estudantes irão apresentar seus trabalhos nas mostras de Música, Artes Cênicas, Audiovisual, Artes Visuais e Literatura. Além de oficinas, rodas de conversas e shows.

Temas das oficinas:

  • Trança, turbante e seus significados;
  • O uso do funk da sala de aula, a música como ferramente de ensino;
  • Editais de projetos culturais em tempos de pandemia;
  • A comunicação como instrumento de resistência;
  • Movimento estudantil e sua organização em tempos de pandemia

Temas das rodas de conversa:

  • Guarnicê a resistência: arte, pandemia e os desafios para o desenvolvimento da cena cultural maranhense;
  • Resistência cultura: em defesa da cultura, contra a censura!
  • O Guarnicê da Juventude: nossa arte é nossa luta!

As inscrições para o festival estão abertas. Os estudantes que desejam participar, deve se inscrever no site https://prebienalunema.wixsite.com/my-site). Para mais informações, basta seguir o evento no Instagram (@guarnicedajuventude) ou acessar o site

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias