Durante pandemia

Bares se reinventam e se adaptam para manter os negócios e não perder a clientela

Mesmo durante a pandemia da Covid-19, pequenos empreendedores inovam para continuarem com seus estabelecimentos funcionando.

Bares inovam para continuar funcionando durante a pandemia da Covid-19. (Foto: Reprodução)

Com a flexibilização anunciada pelo governo do Maranhão, bares, restaurantes e lanchonetes voltaram a funcionar com a capacidade de clientes reduzida, atualmente, até às 22h. Não é novidade que durante a pandemia da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, pequenos empreendedores vivem momentos de instabilidade nos negócios e precisam se reinventar para garantir a renda e conseguir arcar com as despesas de seus estabelecimentos.

Mesmo durante este período complicado, alguns pequenos empreendedores, conseguiram se reerguer perante as dificuldades e conseguiram até inaugurar estabelecimentos. O empresário Victor André Fonseca Ribeiro, de 23 anos, conseguiu realizar a abertura de seu bar. A ideia de inaugurar o Black Cat Pub, localizado no Centro Histórico de São Luís, nasceu em 2020.

“Apesar de todas as dificuldades para a abertura, esta se tornou inevitável a partir do momento em que tínhamos que pagar contas e funcionários. Este é o momento de se reinventar. Então, tivemos que avaliar o motivo que nos levou a investir nesse negócio, e como poderia se tornar um diferencial nesse momento pandêmico. A partir daí, decidimos agir, sempre levando em consideração a opinião de nossos clientes”, conta Victor Fonseca.

O Black Cat Pub está funcionando seguindo as medidas estabelecidas no decreto do governo do Maranhão. (Foto: Reprodução/Instagram)

Para continuar funcionando, o bar teve que se adaptar com as medidas de prevenção contra o novo coronavírus. Entre as regras de funcionamento do estabelecimento, estão:

– aferição de temperatura;

– uso de álcool em gel;

– higienização de maçanetas, cardápios, mesas, cadeiras, balcão, entre outros;

– distanciamento entre mesas e cadeiras;

– banheiros sempre limpos;

– deslocamento no pub somente com máscaras.

“A equipe Black Cat sempre está orientando os clientes e fiscalizando ao máximo para que todas as medidas sejam seguidas”, afirma o empresário.

Black Cat Pub, localizado no Centro Histórico de São Luis. (Foto: Reprodução/Instagram)

Mesmo tentando seguir à risca todas as medidas impostas para não contribuir com a proliferação da Covid-19, o bar continua se adaptando para conquistar clientes. Caso uma nova medida for decretada pelo governo do Maranhão e o estabelecimento precise fechar as portas, o sistema de delivery é uma opção que deve ser levada em consideração.

“A população encontra-se insegura, portanto, a abertura de bares e restaurantes durante a pandemia se torna instável. Ao levarmos em consideração todos os decretos promulgados, precisamos nos reinventar, tornando-se necessário que sejam feitas promoções, delivery e ofertando produtos diferenciados para que o negócio se mantenha aberto”, conclui Victor Fonsenca.

BBEMI Lounge, localizado na Lagoa da Jansen, em São Luís. (Foto: Reprodução/Instagram)

As empresárias Emilly Barros, de 24 anos, e Camilla Pereira, de 25 anos, também abriram um empreendimento durante a pandemia. O BBEMI Lounge, inaugurado em 2020, está se reinventando a cada dia para permanecer aberto, continuar cativando seus clientes e procurar por novos consumidores.

“Passamos muito tempo fechados, esperando que os casos diminuíssem e as medidas ficassem mais flexíveis. Estamos voltando aos poucos e por etapas, até para que a gente consiga arcar com as despesas. Infelizmente, temos contas a pagar e não temos a ajuda de superiores. É necessário ter muita cautela ao reabrir e é isso que estamos fazendo, voltando aos poucos e de forma extremamente reduzida”, contam as empresárias.

Apesar do BBEMI Lounge, localizado na Lagoa da Jansen, já está aberto para receber seus clientes, o sistema de delivery continua funcionando.

“A opção de delivery continuará sendo uma opção para bar, para além da hipótese de um novo fechamento. Acreditamos que entregar um pouco do nosso trabalho na casa do cliente também faça a diferença”, afirmam as empresárias.

As regras de funcionamento do local estão sendo seguidas de forma rigorosa. Entre as diretrizes, estão a higienização completa do local, álcool em gel disponibilizado por todo o lounge, além do aferimento da temperatura na porta do estabelecimento e proibição da circulação de pessoas dentro do estabelecimento sem máscara.

“As maiores dificuldades se baseiam no medo, na insegurança em questão da pandemia. Tem sido momentos difíceis, é necessário se reinventar de forma constante, pois é tudo muito incerto, então você enquanto empresário precisa está sempre pensando como se sobressair para atrair clientes, mas com cautela, seguindo todas as normas sanitárias e sem causar nenhum tipo de aglomeração“, concluem as empresários.

O BBEMI Lounge está funcionando em modo presencial, delivery e retirada. (Foto: Reprodução/Instagram)
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias