'EFEITO PANDEMIA'

Planos adiados: coronavírus obriga estudantes maranhenses a refazer os planos para o vestibular

Como se não bastasse a pressão natural do processo, os estudantes que participaram de exames em 2020 tiveram que lidar ainda com o “efeito” da pandemia

Foto: Divulgação / MCTIC

Para muitas pessoas, o vestibular é a única forma de ingressar em uma universidade, e para outros é também o primeiro contanto com o mercado de trabalho. A aprovação em uma boa instituição de ensino exige meses de planejamento e muito estudo, já que os exames são elaborados para testar a capacidade e conhecimentos básicos de cada participante.

Leia também: Foi lançado edital abrindo mais de 30 mil vagas de capacitação para jovens e adultos

Até o dia do concurso, os vestibulandos passam por inúmeras sessões de estresse, ansiedade e até insônia. Daí o grande desafio: mais que fazer uma boa prova, é preciso ainda ter preparação emocional para a maratona de avaliações.

Como se não bastasse a pressão social natural do processo, os estudantes que participaram de exames em 2020 tiveram que lidar ainda com o “efeito” da pandemia e seus mais de 259 mil óbitos em todo Brasil. A última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que é o maior vestibular do país, aconteceu entre “trancos e barrancos” e teve o maior de abstenção da história (50%), desde 2009.

Pedro Rocha, de 18 anos, foi um dos milhões de participantes desta edição do Enem. Após concluir o ensino médio, ele decidiu fazer a prova, buscando aprovação para Direito. “Foi difícil. Além da pressão já existente e da preocupação com a prova, com o ingresso na universidade, teve ainda os cuidados para não se contaminar com o vírus.”, disse o estudante.

Aqui no Maranhão, o Processo Seletivo de Acesso à Educação Superior (PAES) é o vestibular que mais seleciona estudantes para o ensino superior, depois do Enem. No entanto, no mês passado, a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), responsável pelo exame, anunciou o adiamento das provas que estavam marcadas para 28 de fevereiro e 1 de março.

Segundo a Reitoria, a medida aconteceu ‘devido ao cenário médico-sanitário no estado decorrente da Covid-19’. No entanto, para os vestibulandos que se preparavam há meses para o exame, isso significou um “restart” nos planos de estudo.

“Fiquei frustado, porque eu já estava na preparação final para fazer a prova e estudando intensamente, mas, depois do adiamento tive que frear o ritmo e recomeçar os estudos“, completou o pré-vestibulando.

Enquanto ainda não há uma nova data para a realização das provas, estudantes e professores maranhenses trabalham para não perder a motivação e manter o sonho de ingressar em uma universidade pública vivo.

O segredo para um bom estudo

O professor Rômulo Ribeiro trabalha em alguns dos principais cursinhos de São Luís ressalta destaca que para ter uma melhor estrutura de conteúdos, o aluno precisa conhecer, antes de tudo, seus limites. “Não tem fórmula perfeita para estudo. O método quem vai dizer é o próprio aluno. Tenho alunos que preferem passam 8 seguidas estudando, tem aluno que estuda 30 minutos e depois fica totalmente distraído”, afirma o professor.

Dicas

De acordo com o professor, é importante:

  • Separar um espaço somente para os estudos;
  • Determinar um período, por dia, para estudar;
  • Definir o melhor horário para você estudar.

Rômulo Ribeiro ressalta ainda que diversificar e amplificar as fontes de aprendizado, pode tornar o processo de aprendizado mais efetivo:

  • Consulte diferentes livros e autores;
  • Assista vídeos e/ou filmes sobre o assunto;
  • Leia também sites e portais online;
  • Ouça e analise letras de músicas;
  • Ouça podcasts sobre o tema.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias