CORONAVÍRUS

No Maranhão

2797
248479
224830
6512
OPORTUNIDADE

Foi lançado edital abrindo mais de 30 mil vagas de capacitação para jovens e adultos

As vagas dos cursos tem o foco em abrir oportunidade profissional para jovens e adultos.

Teletrabalho, home office ou trabalho remoto. © Marcelo Camargo/Agência Brasil

Foi disponibilizados mais de 30.900 vagas de cursos de educação profissional pelo edital do programa Maranhão profissionalizado. O curso é uma ação do governo que tem como intuito de capacitar e dar oportunidade profissional para jovens e adultos do Maranhão. Além dos cursos de capacitação, também serão oferecidas vagas nos cursos de idiomas e projetos de incentivo ao trabalho e empreendedorismo individual ou coletivo.

O programa está sendo coordenado pela Secretária de Estado e Educação (Seduc) e será uma estratégia do governo estadual, com a finalidade criar oportunidades profissional em diversas áreas, para gerar empregos e renda, além de ser uma forma para fortalecer a economia.

Nas ações listadas pelo Maranhão Profissionalizado está sendo ofertado oficinas e cursos de Formação Inicial e Continuada (FICs) nas Unidades Vocacionais do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA), voltadas para comunidade. Também, será disponibilizado a profissionalização na rede estadual de ensino em tempo integral – Unidades Plenas do IEMA e Centros Educa Mais – para responsáveis dos alunos, com alvo na empregabilidade.

As ações para o programa tiveram o início em fevereiro, como audiência pública em Barreirinhas, envolvendo comunidade e setor turístico, para diálogo e seleção dos cursos a serem ofertados na Unidade Vocacional IEMA Idiomas – Barreirinhas, que serem colocadas em prática ainda neste semestre. Ainda, gravações de vídeos-aulas e elaboração de material pedagógico para serem ofertas em sete mil vagas em curso de Língua Inglesa, através da modalidade à distância – EAD, pela Plataforma Maranhão Profissionalizado. Além do lançamento do edital do IEMA Idiomas – São Luís, com 528 vagas para a capital, nos níveis do Inglês Básico, Intermediário e Avançado.

O programa também irá acrescentar o projeto IEMA nas Comunidades, com o intuito de oferecer os cursos profissionalizante em comunidades pertencentes a municípios maranhenses com número populacional relevante. Ofertando cursos de idiomas às comunidades e ações complementares por meio do projeto mais renda.

VER COMENTÁRIOS
Concursos e Emprego
Entretenimento e Cultura
Esportes
Polícia
Mais Notícias