MARANHÃO

Inaugurado nesta sexta-feira, Hospital de Hemodiálise de Balsas atenderá 30 pacientes por dia

Antes, os pacientes da região precisavam se deslocar até Imperatriz para receber o tratamento

Foto: Divulgação

Nesta sexta-feira (19), foi inaugurado o Hospital de Hemodiálise de Balsas, que vai contemplar pacientes renais crônicos de 13 municípios da região sul do Maranhão.

Leia também: Medidas restritivas prorrogadas até dia 28 de março na Grande Ilha

O Centro funcionará na mesma área do Hospital Regional de Balsas e contará com 10 máquinas de diálise, com capacidade para atender 60 pacientes (30 por dia), em todos os turnos, de segunda a sábado.

O novo serviço conta com recepção, consultório, sala de triagem, direção, farmácia, posto de enfermagem, sala de armazenamento de concentrados, sala de implantação de cateter e emergência, sala de reprocessamento de dialisadores, além da sala de coordenação de enfermagem. 

Divulgação

Antes, os pacientes da região precisavam se deslocar até Imperatriz para receber o tratamento. O secretário de Estado de Saúde (SES), Carlos Lula, pontuou o crescimento de atendimento na hemodiálise no Maranhão.

“Desde 2014 no Maranhão, saímos de poucas máquinas no Hospital Carlos Macieira para mais de duas centenas de máquinas no Estado todo. Aumentamos o número de pacientes atendidos de 100 para mais de 1,5 mil, ampliando o serviço no estado todo. Com este centro em Balsas, pacientes que moravam em outras cidades e até outros estados, voltando para Balsas, poderão fazer seu tratamento, podendo ficar perto de suas famílias. Não precisarão mais viajar a outros locais para fazer seu tratamento”, enfatiza Carlos Lula. 

Com a inauguração do Centro de Hemodiálise de Balsas, o Maranhão passará a contar com 238 máquinas na gestão estadual e capacidade instalada para tratamento de 1.428 pacientes.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias