CHECAMOS

Bolsonaro zerou imposto federal da gasolina através de decreto promulgado? Checamos!

Viralizou nas redes sociais que o decreto promulgado pelo presidente Jair Bolsonaro iria zerar o imposto federal para a gasolina

Foto: Reprodução

Viralizou nas redes sociais uma publicação afirmando que o decreto promulgado pelo presidente Jair Bolsonaro iria zerar o imposto federal para a gasolina. Ainda na publicação, é destacado um dos incisos indicando esse argumento.

Foto: Reprodução

No entanto, essa informação é falsa. A publicação mostra uma captura de tela do decreto nº 5.059, de 30 de abril 2004, no qual não pontua o imposto em si, mas sim o coeficiente de contribuição sobre a importação e a comercialização de gasolina, óleo diesel, gás liquefeito de petróleo (GLP) e querosene de aviação.

Leia mais: Decreto nº 5.059, de 30 de abril 2004

No inciso do artigo indicado, é afirmado que não há redução no que diz respeito à contribuição do combustível de aviação. Dessa forma, o imposto federal da gasolina não foi zerado por Bolsonaro. O imposto federal do diesel A foi zerado, no entanto o coeficiente de redução da gasolina não foi alterado do que era determinado anteriormente.

Leia mais: Presidente zera PIS e Cofins sobre óleo diesel e gás de cozinha de uso residencial

No decreto nº 10.638, de 1º de março de 2021, foi definido a zero a incidência do PIS/Cofins sobre o diesel A. Mas é valido lembrar que nos postos de gasolina vende-se o combustível óleo diesel B. Desse modo, o óleo diesel, que possui 13% de biodiesel e 87% de óleo diesel A, não é zerado em seu imposto devido a porcentagem do primeiro elemento.

Para se manter bem informado sobre o Maranhão acesse oimparcial.com. Siga, também as nossas redes sociais, Twitter, Instagram e curta nossa página no Facebook. Tem alguma denúncia para fazer? Entre em contato por meio do nosso WhatsApp (98) 99120-9898.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias