'RETORNO À DIVISA'

Operação conjunta entre polícias do Maranhão e Piauí prende cinco pessoas por furto de energia elétrica

As investigações aconteciam há quatro meses na cidade de Timon, onde cerca de dez unidades consumidoras foram alvos

Foto: Reprodução / Seic

Uma operação do Departamento de Defesa de Serviços Delegados (DDSD), da Superintendência Estadual de Investigações Criminais do Maranhão (Seic), em parceria com a Polícia Civil do Piauí, prendeu em flagrante cinco pessoas por furto de energia elétrica nos estados do Maranhão e Piauí. A operação, denominada ”Retorno à Divisa”, aconteceu na última semana.

De acordo com a Seic, as investigações aconteciam há quatro meses na cidade de Timon, onde cerca de dez unidades consumidoras foram alvos da operação. A polícia conseguiu também identificar o homem responsável por manipular os medidores de energia elétrica no município de Timon e em Teresina (PI). Segundo informações, os medidores digitais eram desbloqueados, retirados das unidades de consumo e levados para um laboratório onde seriam manipulados.

Quatro das cinco pessoas presas confessaram a fraude. Todos irão responder por furto de energia elétrica, previsto no artigo 155 do Código Penal Brasileiro. Ainda de acordo com as investigações, os medidores de, no mínimo, outros 150 locais também teriam sido fraudados. A Seic já confirmou que a operação vai prosseguir em datas ainda não definidas.

Conforme dados da Equatorial Energia, responsável pela distribuição elétrica aqui no Maranhão, de toda energia arrecadada pela distribuidora cerca de 10% é furtada.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias