CORONAVÍRUS

No Maranhão

4868
272523
243743
7503
CURIOSIDADE

Dia do Maçom: 7 famosos que fazem parte da ordem secreta e você não fazia ideia

Ao longo da história, inúmeras personagens marcantes da política, música, literatura e televisão brasileira integraram a ordem

Foto: Reprodução

A Ordem dos Maçons Livres e Aceitos, ou simplesmente maçonaria, é uma das sociedades mais antigas e secretas da história. Quando surgiu, na Idade Média, a organização era uma espécie de sindicato para pedreiros, alfaiates, sapateiros e ferreiros, que guardavam a sete chaves as técnicas de trabalho. Daí o termo que, do francês, significa “alvenaria. O símbolo da ordem, inclusive, está associado aos instrumentos usados pelos trabalhadores que, no período medieval, trabalhavam na área da construção.

Essa conta não é minha

Em cima: o compasso representa a busca pela perfeição | Em baixo: o esquadro simboliza uma vida ética e honesta | No centro: O “G” vem de God (do inglês, Deus), o Grande Arquiteto do Mundo

Envolta em segredos, a maçonaria sempre atraiu olhares curiosos. Um dos motivos que pode explicar essa discrição é o caráter seletivo da sociedade. Tradicionalmente, os maçons eram homens de bons costumes, nascidos livres, de idade madura e discretos. Nada de escravos e mulheres (apesar de existirem, há de mais de um século, algumas células femininas). Mesmo preenchendo todos esses requisitos, era preciso também ter um convite formal, caso contrário, nada feito!

Ao longo da história, inúmeras personagens marcantes da política, música, literatura e televisão brasileira integraram a ordem. O Imparcial fez uma lista com sete pessoas famosas que são maçons e você não fazia ideia, até agora. Preparados?

Próxima »1 / 8
VER COMENTÁRIOS
Concursos e Emprego
Entretenimento e Cultura
Esportes
Polícia
Mais Notícias