AJUDA SIÔ

Ação no carnaval leva renda aos catadores de latinhas

Até o final de fevereiro, todas as latinhas recolhidas no game “Corre siô” serão convertidas em R$ 0,10 cada pela ação entre Magnífica e São Luís Invisível

Dona Sebastiana, catadora de latinha. Foto: Lucas Souza.

Mais que folia, o carnaval também é responsável por proporcionar renda a milhares de famílias através do comércio. Seja ele de bebida, comida ou até mesmo com a venda de latinhas recolhidas durante os cinco dias de festa.

Com o cancelamento das festividades no estado, devido a pandemia causada pelo novo coronavírus, muitos desses catadores ficaram sem o seu maior sustento que é proveniente do recolhimento de latinhas durante o período carnavalesco.

“Trabalho há muitos anos com latinha, desde 92, então depois que deu essa parada no carnaval aí tá fazendo falta. Mas eu tenho fé em Deus que a gente vai voltar ao normal e essa doença maldita vai acabar. É um sustento que eu tenho em casa. Eu moro de aluguel e elas quebram um galho ‘interando’ o meu aluguel, minhas contas de luz também. Então faz muita falta [as latinhas] pra gente que junta e esse dinheiro já ajudava em alguma coisa”.

Marcelo, catador de latinha.

Marcelo também relatou que um de seus maiores desejos é trabalhar de carteira assinada, pois com as latinhas ele tem um futuro incerto, onde as vezes ele acha muitas latinhas, mas ultimamente ficaram escassas.

Foi através da sensibilidade com os catadores, que a Cerveja Magnífica e o projeto social São Luís Invisível lançaram a campanha Carnaval Invisível em 2020. Naquele ano a ação consistia em distribuir lixeiras por pontos onde ocorreriam a folia na cidade e foi responsável por recolher 3 toneladas de latinhas. Contribuindo com os catadores e também com a limpeza. Em 2021, sem a festa, o Carnaval Invisível teve que se reinventar, e foi pela internet, que se fez ainda mais presente em nossas vidas vezes desde o início da pandemia, que veio a solução.

Através do jogo “Corre siô!”, da Cerveja Magnifíca, os próprios jogadores poderão ajudar. Para participar, basta baixar o aplicativo de graça no smartphone e cada latinha recolhida no game será convertida em R$ 0,10 para os catadores. A ação vale para todo o mês de fevereiro e qualquer pessoa pode participar e ajudar.

O jogo pode ser baixado em celulares  Android e iOS. Foto: reprodução.

Além do Carnaval Invisível, o projeto São Luís Invisível também é responsável por organizar a ação Natal Invisível, que faz o recolhimento e distribuição de roupas, kits de higiene e alimento para pessoas em situação de rua na capital maranhense.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias