CoronaVac pode provocar câncer e “pensamentos suicidas”? Checamos!
Viralizou nas redes sociais uma publicação afirmando que a CoronaVac teria a possibilidade de estimular o surgimento de diversos tipos de câncer e provocaria “pensamentos suicidas”
Viralizou nas redes sociais uma publicação afirmando que o imunizante da empresa farmacêutica Sinovac e testada em parceria com o Instituto Butantan, a CoronaVac, teria a possibilidade de estimular o surgimento de diversos tipos de câncer no organismo. Além disso, a mensagem também alega que a vacina provocaria “pensamentos suicidas“.
No entanto, essas informações são falsas. Não foram divulgados registros sobre “10 tipos de câncer” causados pela CoronaVac ou “pensamentos suicidas”.
Leia também:
No último mês de outubro de 2020, a empresa também divulgou que 50 mil pacientes chineses haviam recebido a vacina e 5,36% apresentaram efeitos colaterais, mas não citando câncer e “pensamentos suicidas” entre eles.
Foram publicados na revista The Lancet, os resultados dos testes clínicos das fases I e II da CoronaVac no último mês de novembro de 2020. No entanto, de maneira geral, não há indícios de sintomas e efeitos colaterais mais graves do que a dor na aplicação do imunizante.
Há casos como um paciente testado que apresentou irritação na pela após a primeira dose, mas não durou mais que 48h.