CHECAMOS

Vacina chinesa matou mais de 2 mil voluntários e altera o DNA das pessoas? Checamos!

A publicação afirmava que além das mortes, a Coronavac também seria capaz de alterar o DNA das pessoas

Foto: Reprodução

Viralizou nas mídias digitais publicações alegando que a vacina contra Covid-19, criada pela empresa chinesa Sinovac, teria matado mais de 2 mil pessoas. Além disso, a publicação também afirma que a vacina altera o DNA de quem a recebe e traz efeitos colaterais graves.

Foto: Reprodução

No entanto, essa informação é falsa. O Instituto Butantan informou que os efeitos das pessoas que testaram a vacina até agora não foram reações graves.

Informações que constam no site da empresa Sinovac que não houve efeitos adversos graves nos mais de 700 voluntários que participaram das primeiras duas etapas de teste da vacina. Principalmente no que diz respeito a mortes, alegadas na publicação sobre haver 2034 óbitos.

Leia mais: Sinovac Anuncia Resultados Preliminares Positivos de Ensaios Clínicos de Fase I / II para Vacina Candidata Inativada Contra COVID-19

No que se trata da terceira fase dos testes da empresa farmacêutica chinesa, 5% dos envolvidos reagiram apresentando efeitos colaterais e 0,3% destes tiveram uma reação mais grave, como febre alta.

Leita também:

Sobre as alterações no DNA das pessoas, esse boato não se configura como verdadeira, pois o vírus pelo qual a Coronavac está sendo desenvolvida está inativo, visto como morto, de acordo com banner divulgado pelo Instituo Butantan.

Essa é uma técnica antiga e comumente utilizada na criação de vacinas, já que ao ingerir a vacina, a pessoa cria mecanismos de defesa contra o vírus.

 

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias