CHECAMOS

Cadastro em aplicativo do SUS é obrigatório para a vacinação contra Covid-19? Checamos!

Viralizou nas redes sociais uma mensagem afirmando que há o aplicativo Conecte SUS e que todos devem estar cadastrados para serem vacinados contra a Covid-19

Foto: Reprodução

Viralizou nas redes sociais uma mensagem afirmando que há um aplicativo chamado Conecte SUS e que todos devem estar cadastrados para serem vacinados contra a Covid-19. A publicação também alega que pessoas que foram vacinadas contra Febre Amarela no ano de 2018 e os demais utilizadores do SUS nos últimos anos já teriam o cadastro realizado.

Foto: Reprodução

No entanto, essa informação não é completamente verdadeira. Apesar de existir um aplicativo chamado oficial chamado Conecte SUS, seu cadastro não se faz obrigatório para que uma pessoa seja vacinada.

Leia também: Vacina contra Covid-19 pode afetar fertilidade masculina? Checamos!

As vacinações contra a Covid-19 no país devem ser registradas no Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI), como diz o Plano Nacional de Operacionalização da Vacina contra a Covid-19. O aplicativo é uma das opções para que haja esse registro, porém não é a única, já que muitos não possuem acesso a smartphones e poderão ser vacinados da mesma cadeira que os que possuem o app.

Leia mais: Plano Nacional de Operacionalização da Vacina contra a Covid-19

“O cidadão que faz parte dos grupos prioritários elegíveis para a vacinação, mas que chega ao serviço de saúde sem o seu QR-Code em mãos não deixará de ser vacinado. Para isso, o profissional de saúde terá uma alternativa de busca no SI-PNI, pelo Cadastro de Pessoa Física (CPF) ou Cartão Nacional de Saúde (CNS), a fim de localizar o cidadão na base de dados nacional de imunização e tão logo avançar para o ato de vacinar e de execução do registro da dose aplicada”, como descreve o plano.

O app é indicado pelo Ministério da Saúde como uma forma de facilitar o acesso, já que nesse instrumento consta informações importantes como doses de vacinação e a data. O aplicativo também possui outras funcionalidades, como agendar consultas pelo SUS.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias