CHECAMOS

Vacina contra Covid-19 pode afetar fertilidade masculina? Checamos!

Viralizou nas redes sociais uma publicação sobre um estudo afirmando que a vacina contra Covid-19 poderia afetar a fertilidade masculina

Foto: Reprodução

Viralizou nas redes sociais uma publicação sobre um estudo afirmando que a vacina contra Covid-19 poderia afetar a fertilidade masculina. A pesquisa seria da Universidade de Miami, nos Estados Unidos.

Foto: Reprodução

No entanto, essa informação é falsa. Até o momento não há pesquisas que possam comprovar que a vacina pode prejudicar a fertilidade dos homens. A pesquisa que existe, inclusive já foi publicada no último mês de novembro, pela Universidade de Miami não se trata de um estudo sobre os efeitos da vacina e sim da própria Covid-19 sobre a fertilidade masculina (no caso, o tecido testicular). A pesquisa ainda não foi concluída e os testes estão em andamento.

Leia mais: Histopatologia e achados ultraestruturais de infecções fatais por COVID-19 nos testículos

No site da Escola de Medicina de Miller da Universidade de Miami, o estudioso principal do estudo, o professor e médico Ranjith Ramasamy, diz:

Com base no mecanismo pelo qual o mRNA atua, não esperamos que as vacinas COVID-19 tenham um impacto na fertilidade masculina. Mas, obviamente, queremos dados para confirmar essa hipótese ”.

Ele ainda afirma que uma das razões para estar realizando esse estudo é para que possam tranquilizar as pessoas e voltar a testar a segurança da vacina sobre a fertilidade dos homens.

Leia mais: Pesquisadores da Escola de Medicina Miller da Universidade de Miami começaram a recrutar para um estudo que analisa o impacto da vacina COVID-19 na fertilidade masculina.

Ainda em 2020, viralizou outra informação sobre infertilidade causada pela vacina contra a Covid-19, no entanto voltado às mulheres. Essa informação também é falsa.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias