MARANHÃO

Quanto ganha um vereador em São Luís do Maranhão?

Em São Luís, a Câmara é composta por 31 vereadores. Essa quantidade é estabelecida pela Lei Orgânica de cada município

Reprodução

Vereadores são representantes do Poder Legislativo nas esferas municipais. Dentre suas principais funções estão: criar, discutir, votar e extinguir leis. Ele é um agente político eleito para representar os interesses do povo na Câmara Legislativa.

O quantitativo de vereadores que compõem a câmara municipal é proporcional à quantidade de habitantes do município. Em São Luís, a Câmara é composta por 31 vereadores. Essa quantidade é  estabelecida pela Lei Orgânica de cada município, respeitando os limites constitucionais.

Leia também

Cabe ao vereador elaborar leis, entre elas, a Lei Orgânica do Município. Também é de sua atribuição  fiscalizar as contas do Poder Executivo local e desempenhar funções administrativas na câmara municipal.

Quem pode ser vereador?

De acordo com a Constituição Federal, pode se candidatar a vereador quem for alfabetizado, brasileiro, gozar o pleno exercício dos direitos políticos; estiver listado eleitoralmente; domicílio eleitoral na circunscrição há pelo menos um anos; for filiado a um partido há mais de um ano e tiver no mínimo 18 anos no dia da eleição.

Quanto ganha um vereador em São Luís?

O salário do vereador sofre interferência de diversos fatores, dentre eles: a lei orgânica do município, a Constituição Federal, a receita e o tamanho da população municipal.

Segundo o inciso VI do artigo 29 da Constituição Federal, o salário de um vereador depende do salário de um deputado estadual e do tamanho do município. Em São Luís, o salário corresponde a 75% do subsídio máximo dos deputados estaduais, o valor da remuneração é aproximadamente R$ 15.031,76.

A Constituição ainda determina que o total de remunerações de todos os vereadores não pode ser maior que 5% da receita do município. Alé disso, a Câmara Municipal não pode gastar mais de 70% da sua receita com a folha de pagamento.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias