CHECAMOS

Governo Federal lançou aplicativo que permite votar pelo celular? Checamos!

A mensagem dizia que o eleitor deveria realizar um cadastro no link enviado e a partir de então já estaria apto para votar pelo celular

Foto: Reprodução

Viralizou nas mídias sociais publicações que alegavam que o Governo Federal havia criado um programa que dava a opção de votar nas eleições pelo celular, chamado “Vote em Casa“. A mensagem dizia que o eleitor deveria realizar um cadastro no link enviado e a partir de então já estaria apto para votar pelo celular.

Foto: Reprodução

Leia também:

No entanto, essas informações são falsas. O Tribunal Superior Eleitoral divulgou em nota que o comunicado de cadastro para voto em casa não é verdadeiro. 

O único meio digital que o TSE possui é o aplicativo de celular “e-Título, no entanto funciona apenas para obtenção da via digital do título de eleitor, permitindo acesso rápido e fácil às informações cadastradas na Justiça Eleitoral. Esse aplicativo, porém, não funciona como uma ferramenta de voto.

A resolução que dispõe sobre os atos gerais do processo eleitoral para as Eleições 2020, também não consta nenhuma informação sobre esse programa chamado “Vote em Casa” e afirma que as votações serão realizadas nos dias 15 e 29, nos lugares designados para cada eleitor.

Sobre o registro do site indicado na mensagem divulgada, este não utiliza “gov.br” na terminação de seu domínio, como costuma ocorrer em sites oficiais do Governo Federal, nem “jus.br” como os relacionados com a Justiça.

Tudo indica que os dados registrados no cadastro desse site sejam coletados para aplicações ilegais, como golpes através do uso dessas informações.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias