CHECAMOS

Eleitores com mais de 60 anos só poderão votar em horários específicos? Checamos!

As mensagens afirmavam que novas normas a serem seguidas nas eleições de 2020 com a justificativa da pandemia causada pelo coronavírus

Foto: Reprodução

Viralizou nas mídias sociais mensagens afirmando novas normas a serem seguidas nas eleições de 2020. A justificativa seria por conta da pandemia causada pelo coronavírus.
Entre as questões repassadas, estaria a regra de que pessoas com mais de 60 anos teriam horário exclusivo para votar, sendo este pelo início da manhã.
Foto: Reprodução

Apesar do uso da máscara e a necessidade do documento de identificação condizerem com a verdade, as demais questões, incluindo o horário direcionado às pessoas com mais de 60 anos, são falsas.

O horário entre 7h e 10h da manhã não será exclusivo apenas para essas pessoas, como descrito nas mensagens, de acordo com Plano de Segurança Sanitária – Eleições Municipais de 2020, divulgado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Será respeitada a preferência aos maiores de 60 de anos de idade nesse horário nas eleições, no entanto demais eleitores poderão votar nesse horário também.

Outros fatores que não são verdadeiros nas mensagens: não é obrigatório levar sua própria caneta, apenas é recomendado; assim como não é obrigatório a apresentação do título do eleitor no dia da eleição.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias