Quem for mesário nas eleições perderá auxílios do governo? Checamos!
De acordo com a publicação, a perda dos benefícios aconteceria caso fossem flagrados exercendo essa atividade enquanto mesários
Viralizou nas redes sociais que as pessoas que trabalharem como mesários durante as eleições e que recebem Bolsa Família ou demais auxílios do governo, perderiam o acesso a esses benefícios. De acordo com a publicação, isso aconteceria caso fossem flagrados exercendo essa atividade enquanto mesários.
De acordo com informações do portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), com base no Código Eleitoral art. 120, não podem ser mesários “candidatos e seus parentes ainda que por afinidade, até o segundo grau, inclusive o cônjuge;membros de diretórios de partidos políticos que exerçam função executiva; autoridades e agentes policiais, bem como funcionários no desempenho de cargos de confiança do Executivo; os que pertencem ao serviço eleitoral.”
O trabalho de mesário é voluntário ou convocado, não sendo remunerado, mas o participante recebe auxílio-alimentação. Essas pessoas ainda tem direito a dois dias de dispensa remunerado no seu local de trabalho, contando cada dia de treinamento e trabalho.