LOJAS FECHADAS

Luto marca a manhã deste sábado (3) no supermercado Mateus

Equipes do Corpo de Bombeiros encerraram as buscas às 6h50 de hoje e confirmaram os números

(Foto: Walber Oliveira/O Imparcial Online)

A noite de sexta-feira (2) foi marcada pelo acidente em um supermercado atacadista da rede Mateus, que parou a cidade de São Luís. O acidente foi causado pela queda subsequente de cinco prateleiras em cima de clientes no estabelecimento.

Uma pessoa morta e 8 feridas, esse é o número que foi confirmado e divulgado pelo Corpo de Bombeiros (CBMMA). A rede Mateus declarou luto e permanecerá com as lojas de São Luís fechadas neste sábado (3).

Na manhã deste sábado (3), o supermercado em questão estava isolado e contou com a presença de gestores e funcionários da rede. Equipes do Corpo de Bombeiros encerraram as buscas às 6h50 de hoje e confirmaram os números. Na área externa há materiais retirados do acidente e do lado de fora, curiosos estavam observando.

Seis vítimas feridas do acidente foram encaminhadas para hospitais através do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e outras duas foram aos hospitais por conta própria. Apesar do ocorrido e do número de vítimas, não há pronunciamento oficial sobre o que de fato causou o acidente.

Foto: Walber Oliveira/ O Imparcial Online.

 

Foto: Walber Oliveira/ O Imparcial Online.

 

Elane de Oliveira Rodrigues era colaboradora do supermercado e foi vítima fatal do acidente. A demais vítimas feridas não tiveram seus nomes divulgados.

Elane Rodrigues, vítima fatal, era colaboradora da empresa. Foto: Reprodução.

Foram 14 viaturas do CBMMA, ambulâncias e viaturas de outros órgãos em atendimento à ocorrência. Ao total, 144 bombeiros militares e 131 bombeiros civis estavam em atividade de resgate durante mais de 11 horas de operação.

Em nota nas redes sociais, a rede Mateus se pronunciou sobre o acidente, se solidarizando com a família da colaboradora. Segundo a empresa, a equipe de gestores e colaboradores está acompanhando o trabalho de resgate e prestando o suporte necessário para facilitar as ações.

NOTA DE ESCLARECIMENTO

É com profundo pesar que o Grupo Mateus vem a público se solidarizar com a família da colaboradora Elane de Oliveira Rodrigues que, infelizmente, faleceu no acidente ocorrido na loja Mix Atacarejo da Curva do 90, em São Luís nessa sexta feira, 02.
De acordo com dados oficiais do Corpo de Bombeiros, até a madrugada deste sábado, 03, houve registro de 8 (oito) pessoas feridas sem gravidade e o óbito já citado.

Nosso time de gestores e colaboradores está acompanhando de perto os trabalhos das equipes de resgate e dando todo suporte solicitado para facilitar o trabalho das autoridades.

Diante de tamanha fatalidade, em respeito às famílias, colaboradores, clientes, e como forma de respeitar o luto compartilhado por todos nós, as lojas do Grupo Mateus em São Luís (Mix Atacarejo, Supermercados Mateus, Hiper Mateus, Camiño e Eletro Mateus) estarão fechadas neste sábado, 3 de outubro.
Estamos profundamente abalados e pedimos a todos que se unam a nós em uma corrente de orações por todos os envolvidos. Não mediremos esforços para dar assistência às famílias atingidas. Grupo Mateus” Relata a empresa.

 

O Ministério Público do Trabalho no Maranhão (MPT) também se pronunciou sobre o ocorrido e informou que irá instaurar inquérito civil para apurar as causas do acidente. De acordo com o órgão, haverá fiscalização de normas de saúde e segurança de trabalho no objetivo de evitar novos acidentes.

Sobre o acidente ocorrido na noite de sexta-feira (2), no Mix Mateus Atacarejo, no bairro Vinhais, em São Luís, o Ministério Público do Trabalho no Maranhão (MPT-MA) informa que irá instaurar inquérito civil para apurar as causas. O órgão ministerial ressalta que envidará esforços para que ocorra o cumprimento rigoroso das normas de saúde e segurança de trabalho a fim de evitar novos acidentes. O MPT-MA se solidariza com familiares e amigos das vítimas e reforça seu compromisso de atuar na defesa dos direitos trabalhistas e na garantia de um meio ambiente de trabalho seguro e saudável.

São Luís, 3 de outubro de 2020.

Maurel Mamede Selares Procurador-chefe do MPT-MA”

Leia também

O acidente

Na noite de sexta-feira (02), quatro prateleiras caíram em efeito dominó em cima de vários clientes no supermercado Mateus, situado na Curva do 90. A causa do acidente ainda não foi confirmada.

De acordo com o Coronel Pedro Ribeiro, Comandante da Polícia Militar do Maranhão, a situação está sob controle.

“Foi feito um mutirão de pessoas das Forças de Segurança aqui presente, do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar. Nós, todos os policiais estão dando apoio”, ele afirma.

O Corpo de Bombeiros confirmou, oficialmente, uma morte pelo acidente. Quatro pessoas feridas em estado grave foram confirmadas por um médico do SAMU, e outras duas feridas estão fora de perigo.

Os clientes atingidos estão sendo levados ao Hospital Socorrão I e II, enquanto os funcionários feridos estão sendo direcionados ao Hospital Guarás.

O governador Flávio Dino se posicionou em sua rede social a respeito do acontecido, garantindo socorro ao local:

 

O Secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, também deu seu posicionamento, afirmando que as equipes estaduais e municipais estão disponíveis para prestar ajudar as vítimas.

 

Ao fim da noite, o Secretário Carlos Lula, através da rede social, comunicou ainda que a Secretaria de Saúde oferece reforços:

Todas as providências necessárias para assistências às vítimas estão sendo tomadas. Colocamos à disposição as UPAS, Hospitais de Traumatologia e Ortopedia, Hospital de Cuidados Intensivos e o Hospital Dr. Carlos Macieira, bem como quatro ambulâncias para somar aos veículos da SAMU.

Através de nota, a assessoria do Mateus se solidarizou com as vítimas e deu sua posição diante o incidente ocorrido  na sua sede na Curva do 90.

 

 

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias